
A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou oficialmente na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com a inauguração da ExpoT&C, a sua mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. O descerramento da faixa, que marca a sua abertura ao público, aconteceu na última segunda-feira (14/07) com as presenças da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e da reitora da UFRPE, Maria José de Sena.
“A Reunião Anual da SBPC é a festa da Ciência. Neste ano, inclusive, comemoramos os 30 anos da ExpoT&C, que começou aqui em Pernambuco!”, destacou Janine Ribeiro, dando boas-vindas ao público presente.
A ministra de CT&I, Luciana Santos, ressaltou a importância do evento, o maior de ciências do País. “A Reunião Anual da SBPC já é um case de sucesso. Além de apresentar avanços em pesquisas, é um ambiente que se debate muito políticas públicas, por isso a sua importância. Além de ser uma comemoração à Ciência brasileira.”
Já a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, disse que é uma honra receber um evento com a dimensão da Reunião Anual. “Vamos entregar ao público tudo o que a Ciência representa. E precisamos lembrar: é o maior evento de popularização da Ciência da América Latina!”
Uma das principais atividades da 77ª Reunião Anual da SBPC, a ExpoT&C conta com mais de 40 expositores de universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento, entre outros. A mostra tem como objetivo apresentar ao público as mais avançadas tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos no País.
Com um espaço de 4.000m², a ExpoT&C recebe algumas instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Painel Científico para a Amazônia (SPA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH).
Entre as presenças, também estavam na cerimônia de abertura da ExpoT&C, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e da Finep, Luiz Antonio Elias, que também é uma das patrocinadoras desta 77ª Reunião Anual da SBPC.
“As Reuniões Anuais da SBPC são importantes porque elas congregam o que há de melhor na ciência brasileira para discutir as temáticas que certamente depois inspirarão políticas públicas ou vão influenciar as políticas das universidades. Além disso, é uma troca permanente de conhecimentos entre os próprios pesquisadores através dos debates temáticos que acontecem nas mesas-redondas, nos painéis, nos encontros em si. Esse é o momento histórico, mais ainda no momento agora que a gente está vivendo. Porque há uma questão geopolítica complicada no plano internacional e há a necessidade de a gente discutir as tecnologias evolutivas e ser parte desse trabalho. Quem vai dar essa sustentação para que a gente possa superar as restrições históricas do nosso crescimento é a Ciência”, ressaltou Elias.
Secretária-geral da SBPC e coordenadora geral da Reunião Anual, Cláudia Linhares Sales comemorou a abertura de mais uma edição da festa da Ciência. “É sempre uma emoção organizar uma Reunião Anual. Emoção, porque a cada edição há uma expressão grande da cultura local e da sua diversidade. É uma alegria diferente, o espírito é diferente e sempre há novidades. Eu acho que esse é o segredo do sucesso das Reuniões Anuais, essa união da diversidade.”
Vice-presidente da SBPC, Francilene Garcia afirmou que todo começo de uma Reunião Anual é um frenesi. “Essa Reunião Anual aqui em Recife tem uma característica especial que é a celebração dos 40 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, que sempre foi uma luta da SBPC de toda a comunidade científica. Então, é fundamental que a gente entenda que essa continuidade num processo evolutivo de melhoria, de aprofundamento das políticas públicas em prol da ciência, estará sempre presente nos eventos das Reuniões Anuais. E a abertura da ExpoT&C é um momento de celebração de investimentos que o Brasil faz corretamente em áreas estratégicas. Ver a presença das unidades de pesquisa do Ministério em projetos estruturantes e transformadores é muito importante, o que faz com que a gente só renove a necessidade de manter regularidade nos investimentos e de firmar a presença da Ciência em todos os territórios do País.” Garcia assume a Presidência da SBPC para o biênio 2025-27 nesta quinta-feira, em cerimônia durante a Reunião Anual.
Também vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo ressaltou a importância da programação científica do evento. “As Reuniões Anuais da SBPC são um marco muito importante na Ciência brasileira. Primeiramente, pela interdisciplinaridade dos temas, em que você trabalha, observa e se atualiza sobre Ciência em todas as áreas do conhecimento. E, segundo, a maior parte das falas e apresentações é voltada para olhar para o futuro do Brasil, para olhar para um futuro mais sustentável; isso é extremamente positivo para a nossa sociedade.”
A solenidade contou ainda com a participação da professora Lúcia Melo, pesquisadora aposentada da Fundação Joaquim Nabuco, e coordenadora executiva da 1ª edição da ExpoT&C, em 1993, em Recife. Lançada durante a 45ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mostra recebeu inicialmente o nome de “Expociência”. Melo era conselheira da SBPC na época e nesta 77ª edição da Reunião Anual, 32 anos depois, ela foi homenageada por seu relevante papel na formulação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
A 77ª Reunião Anual da SBPC é uma realização da UFRPE e da SBPC, que tem como sócios institucionais: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
O evento conta com o patrocínio de Banco do Nordeste (BNB), Baterias Moura, Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (SUAPE), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE)
Informações sobre programação e demais atividades podem ser acessadas no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência