
A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 13 a 19 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife, foi um sucesso de público! Segundo estimativas, cerca de 40 mil pessoas compareceram ao campus Dois Irmãos para conferir uma programação repleta de atividades científicas dedicadas a toda família.
Somente considerando sua programação científica foram cerca de 150 atividades, envolvendo conferências, mesas-redondas, encontros e rodas de conversa. A maioria das ações foram realizadas também com transmissão online, o que gerou mais de 11 mil visualizações no canal da SBPC no YouTube.
Entre os destaques, a programação contou com conferências de três ministros: Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Camilo Santana, do Ministério da Educação (Mec); e Wolney Queiroz, do Ministério da Previdência Social. O evento também contou com a presença dos presidentes das principais agências federais de fomento à Ciência no Brasil: Luiz Antonio Elias, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Ricardo Galvão, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Denise Carvalho, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Além do calendário de atividades científicas, a 77ª Reunião Anual da SBPC ofereceu 58 minicursos e webminicursos, que totalizaram 2.066 matrículas. A Sessão de Pôsteres contou com a apresentação de 463 trabalhos e a visitação de mais de 800 pessoas. Já a ExpoT&C, a maior feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do País, ocupou uma tenda de 4.000m² de tenda, que reuniu 50 estandes de 26 instituições da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foram mais de 500 expositores, 75 atividades apresentadas em seu auditório e um público aproximado de 5.000 visitantes por dia.
“Esta foi a última Reunião Anual que eu organizei e não posso sair com mais felicidade. Porque foi no nosso Nordeste, foi em uma universidade cativante, foi num lugar lindo, foi com muitos desafios e a superação desses desafios é que faz tudo valer a pena”, pontuou a ex-secretária geral da entidade e coordenadora do evento, Claudia Linhares Sales.
Ex-presidente da SBPC, que passou o cargo na última quinta-feira (17/07) à presidente eleita Francilene Garcia, Renato Janine Ribeiro também compartilhou do sentimento misto de alegria e saudade por viver a última Reunião Anual sob sua responsabilidade, e agradeceu à UFRPE pelo acolhimento.
“A palavra que resume quando a gente conclui uma Reunião Anual e um mandato é uma só: felicidade. Dá muita felicidade a gente estar neste ambiente tão bom e foi um privilégio ter um convívio com pessoas tão qualificadas. A SBPC é composta de pessoas com muita qualidade. Qualidade científica e qualidade humana. E, no final das contas, este aspecto humano é muito importante”, ressaltou Janine Ribeiro.
Segundo dados compartilhados pela UFRPE, somente em suas redes foram 2,7 visualizações no Instagram durante os últimos 30 dias, o que corresponde ao alcance de 393 mil pessoas. Já no Instagram da SBPC foram mais de 380 mil visualizações somente nos últimos 7 dias. Mais de 8 mil pessoas interagiram com os conteúdos publicados, um aumento de 150% nas interações; além de mais de 200 marcações por dia em stories e colaborações em posts, incluindo parcerias com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), CNPq, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Instituto Mamirauá, entre outros.
Sobre a aparição do evento na imprensa, entre os meses de novembro de 2024 e julho de 2025, a 77ª Reunião Anual da SBPC teve ampla repercussão na mídia, com mais de 530 matérias publicadas e presença em veículos importantes como Agência Brasil, UOL, Jornal do Commercio/PE e Folha de Pernambuco. Também houve uma boa inserção em telejornais, como Jornal Nacional, GloboNews, Jornal da Globo, e em programas locais como Jornal Guararapes e NE1. A equipe de comunicação da SBPC produziu mais de 60 matérias acerca do evento.
“Eu não sei nem descrever o sentimento após uma Reunião Anual. A gente começa a trabalhar no evento um ano antes e faz um ano que a gente não para. Não é um trabalho só de uma pessoa, a universidade toda, do litoral ao sertão de Pernambuco, trabalhou. E certamente, sem um trabalho de equipe, esse evento não tinha acontecido”, disse a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, emocionada.
Presidente da SBPC, Francilene Garcia, agradeceu a parceria com a UFRPE. “Gostaria de dizer, reitora, que além da palavra felicidade, citada por Janine Ribeiro, outra palavra que nos representa é gratidão. Gratidão pelo acolhimento da UFRPE, que trouxe nosso evento novamente ao Pernambuco e ao nordeste. Gratidão pela dedicação de todos que fizeram a nossa Reunião Anual acontecer, não só aos ruralindos e ruralindas, como é chamada a comunidade da universidade, mas a todos que sentem, de alguma forma, o pertencimento que é usar a Ciência em favor do progresso de todos os territórios.”
Próxima parada, Niterói
Em 2026, a Reunião Anual sairá do calor do nordeste, mas não fugirá do sol: a sua 78ª edição estará em terras cariocas, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Reitor da instituição, Antonio Claudio Nobrega deu mais detalhes sobre a universidade e se mostrou empolgado com o desafio.
“Quero agradecer à SBPC pela honra de nos oferecer esta oportunidade. Agradecer ao Renato Janine Ribeiro que foi um grande entusiasta dessa parceria, quando a sugerimos lá em 2023. Também a figuras como o Ildeu Moreira [presidente de honra da SBPC] e ao Ricardo Galvão [presidente do CNPq]. Galvão, inclusive, que é formado pela UFF. Vamos com força para o ano que vem!”
Confira a sessão de encerramento da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no canal da SBPC no YouTube.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência