Desde sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) exerce um papel importante na expansão, na defesa e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.
Só neste ano a SBPC conseguiu, junto com outras instituições e sociedades científicas, que os senadores tirassem o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da PEC dos Fundos, preservando a principal fonte de financiamento à CT&I do País. Divulgou manifestos, em defesa da democracia, pedindo ao ministro da Saúde um plano claro de enfrentamento da covid-19, em defesa da ciência básica e das ciências humanas e sociais nas prioridades do MCTIC. Recentemente, no dia 7 de maio, realizou a Marcha Virtual pela Ciência, que chamou a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de coronavírus e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas. A manifestação alcançou mais de 2 milhões de pessoas pelas redes sociais e teve, na programação nacional, dois painéis de debates e duas convocações de “tuitaços”, além de outros cerca de 40 debates paralelos, realizados ao longo de todo o dia e organizados por sociedades científicas, universidades e outras instituições.
No começo de abril, a SBPC, juntamente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), publicou o manifesto “Pacto pela vida e pelo Brasil” pedindo união de toda a sociedade, solidariedade, disciplina e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus no País. O documento ganhou grande repercussão nacional.
No dia 9 de junho, a Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, entre elas a SBPC, realizará o Dia “V”, uma marcha virtual em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da ciência e da educação.
Para que a SBPC continue cumprindo sua missão é fundamental contar com o apoio de seus sócios ativos, neste momento em especial, com os graves cortes nos investimentos destinados à educação, ciência e tecnologia.
O pagamento da contribuição anual pode ser feito nos Serviços Online (http://socios.sbpcnet.org.br) ou solicitado para a Secretaria de Sócios, no e-mail socios@sbpcnet.org.br. Aos sócios inativos, basta quitar a anuidade 2020 para reativar o seu cadastro.
No site da SBPC (http://sbpcnet.org.br) e do Jornal da Ciência (http://www.jornaldaciencia.org.br/) é possível acompanhar o trabalho da Sociedade. Estamos também no Facebook e Twitter (@sbpcnet).
A SBPC precisa de você para fortalecer a Ciência & Tecnologia e a Educação no Brasil!
Secretaria de Sócios da SBPC