ABC e SBPC realizam primeira sessão do Fórum da educação superior nesta terça-feira

Os debates serão realizados nas últimas terças-feiras de cada mês. O primeiro terá como tema “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil” e terá como debatedores Simon Schwartzman e Naomar Monteiro de Almeida Filho

A partir de fevereiro de 2024, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizarão webinários mensais, sempre na última terça-feira, às 16h, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito de um determinado tema. A coordenação é de Aldo Zarbin, conselheiro da SBPC e professor da Universidade Federal do Paraná, e Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

O primeiro webinário será na amanhã, terça-feira, dia 27 de fevereiro, e trará como tema “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”. Participam da sessão Simon Schwartzman, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e comendador da Ordem do Mérito Educacional; e Naomar Monteiro de Almeida Filho, professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

O evento será transmitido pelo canal da ABC no YouTube: https://www.abc.org.br/transmissao.

Serviço:

FEVEREIRO | 27 | “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”

Horário: 16h

Transmissão: https://www.abc.org.br/transmissao

Participantes:

  • Simon Schwartzman
    Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica do Rio de Janeiro (Casa das Garças). É professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro titular da Academia Brasileira de Ciências, grão-mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico e comendador da Ordem do Mérito Educacional.
  • Naomar Monteiro de Almeida Filho
    Médico, mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Professor aposentado de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde coordena o INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde (Inteq-Saúde). Professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.

Acompanhe as atualizações na página do GT de Ensino Superior no site da ABC

ABC