A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência na série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”.
A série, que começou a ser divulgada em 12 de setembro fez parte da 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho, na Universidade de Brasília (UnB).
O vídeo da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), apresentado por representantes da Diretoria da entidade, é o terceiro da série a ser divulgado. Criada em 1990, a Abrapee é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, focando no processo educacional em seu sentido mais amplo.
Alexandra Ayach Anache, diretora da Associação, ressalta que a Abrapee nasceu em meio a críticas feitas ao formato dos cursos de Psicologia, cuja estrutura priorizava a área clínica, deixando a psicologia escolar representada por uma única disciplina, dedicada aos problemas de aprendizagem, “pouco atrativa aos alunos”, segundo ela. Com o tempo, professores também foram incluídos nesta associação. “A Abrapee sempre primou pelas interlocuções com as diversas áreas das Ciências Humanas, e pelo rigor das produções científicas como forma de sustentar as práticas profissionais e ampliar a compreensão sobre os fenômenos que atravessam o campo da Educação e impactos os processos de aprendizagens dos estudantes e de seus professores”, diz.
Fauston Negreiros, 2º secretário, acrescenta que a entidade tem desenvolvido articulações diversas na organização dos psicólogos educacionais em sua participação social, com o propósito de participar, contribuir e influenciar a formação, execução, fiscalização e execução de políticas públicas na área educacional.
Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube na íntegra e os demais que compõem a série.
Jornal da Ciência