No ano do Bicentenário da Independência da Bahia (1823-2023), a Academia de Ciências do Estado (ACB) realizará uma comemoração especial para relembrar e celebrar a importância dessa data histórica. A programação começará na segunda-feira, dia 1º de julho, e seguirá até o dia 4, com foco na defesa da ciência, da educação e da difusão do conhecimento.
A programação começará com o seminário “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, que acontecerá no dia 01/07 (sábado), às 10h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (rua Dr. Augusto Viana, s/nº, Canela, Salvador), com a participação das ministras Luciana Santos, da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação; Nisia Trindade Lima, da Saúde e Margareth Menezes, da Cultura. No evento também estarão presentes o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Renato Janine Ribeiro, a secretária-geral da entidade, Cláudia Linhares Sales e o presidente de honra, Ildeu de Castro Moreira.
A SBPC também estará presente no cortejo “O 2 de Julho pela ciência”, a ser realizado no dia 02/07, a partir das 8h. A entidade apoiou a produção de bonecos que representam personalidades baianas marcantes na história do País: o psiquiatra Juliano Moreira, fundador da disciplina psiquiátrica e da psicanálise no Brasil e o escritor Anísio Teixeira, um dos precursores do movimento Escola Nova, entre as décadas de 1920 e 1930. As obras são de autoria do artista Calvani.
A Independência da Bahia foi um movimento de lutas iniciado no dia 19 de fevereiro de 1822 e que se seguiu até o dia 2 de julho de 1823, com a inserção do Estado na unidade nacional brasileira e a consolidação da própria independência do País.
Confira a programação completa:
– 01/07, das 10h às 12h
Seminário: “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, com as ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CT&I) e Margareth Menezes (Cultura)
Presenças confirmadas: Diretoria da SBPC; presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Helena Nader; reitor da UFBA, Paulo Miguez; deputada federal Alice Portugal; deputado federal Daniel Almeida; diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Marcio Rangel.
– 02/07, das 8h às 12h
Cortejo: “O 2 de Julho pela ciência”, com o grupo 2dJ pela ciência. A concentração será às 8h no Largo da Lapinha, com trajeto até o Largo do Terreiro de Jesus (entre 60 e 90 min de caminhada).
– 04/07, das 10h às 12h
Debate: “A visão popular de independência no 2 de Julho”, com Wlamyra Albuquerque, da UFBA; Sérgio Guerra, da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Hendrik Kraay, da Universidade de Calgary, localizada no Canadá. A moderação será de João José Reis, da UFBA.
Jornal da Ciência