O primeiro seminário temático da série “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o Brasil que queremos” promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta sexta-feira (13), terá transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Pernambuco no YouTube. O primeiro evento, de uma série de oito, terá o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação” e será realizado no auditório da Fiocruz, dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade faz parte das comemorações dos 70 anos da entidade.
Para a realização do evento, a organização contou com o apoio da UFPE e da Fiocruz-PE, que cederam espaço físico para a realização. O encontro será aberto ao público e a organização espera cerca de 150 participantes.
A programação contará com quatro painéis de debates e terá a participação de especialistas como, Celina Turchi, pesquisadora da Fiocruz, Helena Nader, presidente de honra da SBPC, Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre outros.
O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, vai abrir as atividades e, na sequência, o ex-ministro da C&T, Sérgio Machado Rezende, profere a palestra de abertura. Ao final, será composta uma mesa para reunião do Grupo de Trabalho que vai elaborar a ‘Carta de Pernambuco’, documento com diretrizes e propostas gerais discutidas durante a palestra e os painéis.
Reunião Anual
Durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Maceió, de 22 a 28 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), serão realizados painéis que discutirão as oito cartas oriundas dos seminários, dentre elas a “Carta de Pernambuco”, para a execução de um documento final que será divulgado para a sociedade e levadas ao conhecimento dos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.
“A ideia é analisar a situação atual e chegar a um documento que tenha pontos fundamentais para as políticas de C&T no contexto das eleições”, avalia Sidarta Ribeiro, diretor da SBPC e coordenador do GT de CT&I. “Nós precisamos tentar comprometer candidatos e partidos com metas ou princípios do financiamento de CT&I”, finaliza.
Programação
O seminário de sexta-feira terá início às 8h30 com a conferência de abertura proferida por Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC. Às 9h45, o público deverá assistir à palestra “Desafios da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, com o professor da UFPE e ex-ministro da CT&I Sérgio Machado Rezende.
Após a palestra de Rezende terá início uma série painéis temáticos para discutir com especialistas os principais pontos:
Painel 1 – Inovação e Ciência – 9h30 – 10h45
Com Carlos Augusto Grabois Gadelha, da Fiocruz-RJ; Sayonara H. Moreira da Silva (Anpei); Sidarta Ribeiro vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN e diretor da SBPC.
Painel 2 – CT&I nos Estados – 11h00 – 12h15
Com Abraham Benzaquen Sicsú, presidente da Facepe; Cláudio Furtado, vice-presidente do Confap; Francilene Garcia, presidente da Consecti.
Painel 3 – Pesquisa básica – 13h30 – 14h30
Com Anderson Stevens Leônidas Gomes, professor da UFPE; Celina Tuchi, da Fiocruz-PE e Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da UFMG.
Painel 4 – Ciência e atuação no Parlamento – 14h30 – 15h30
Com Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC; Helena Bociani Nader, presidente de honra da SBPC; Luciana Santos, deputada federal com atuação em CT&I.
O Grupo de Trabalho para a elaboração da ‘Carta de Pernambuco’ se reunirá às 15h45.
Confira as datas, temas e locais dos outros seminários temáticos já programados:
- Desenvolvimento Sustentável – final de maio (data a confirmar) – São Paulo;
- Democratização da comunicação –21 de abril – Salvador;
- Saúde Pública – 29 de maio – Rio de Janeiro.
- Educação Superior e Pós-graduação – 6 de junho – Porto Alegre;
- Amazônia – 11 de junho – Manaus;
- Direitos Humanos – 14 de junho – Brasília;
- Educação Básica – 15 de junho – Belo Horizonte;
As datas, horários, locais e programações mais precisas de cada seminário temático serão divulgados amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.
Jornal da Ciência