A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apoia a iniciativa da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) por uma nova manifestação em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).
A mobilização em defesa da ciência está marcada para o dia 26 de outubro com atividades virtuais e uma concentração presencial em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Detalhes serão divulgados nos próximos dias.
Ela dará continuidade aos eventos do último dia 15 – quando, em menos de uma semana, a SBPC e as entidades parceiras conseguiram programar e realizar mais de 30 atividades, com dezenas de palestrantes, mostrando aos mais diversos públicos a importância da ciência e do conhecimento rigoroso para o desenvolvimento econômico e social – em suma, para o futuro do Brasil.
Na atividade central da última sexta-feira (15/10), promovida pela SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e dezenas de instituições parceiras, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, prometeu que o Congresso recuperará não apenas os R$ 600 milhões subtraídos de última hora do orçamento do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), mas também os R$ 2,7 bilhões que ainda restam para liberar do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no ano em curso.
“Mas é evidente que, enquanto isso não ocorrer, as entidades continuarão mobilizadas, na boa luta, pelo futuro do Brasil”, afirmou o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
Jornal da Ciência