Aluna da Unesp de Rio Claro é finalista em prêmio que destaca cientistas brasileiras

E a cidade de Rio Claro marcou presença com a aluna do curso de matemática da Unesp, Maitê Borges Fiorini dos Anjos, que foi uma das finalistas

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência anunciou as vencedoras da 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. E a cidade de Rio Claro marcou presença com a aluna do curso de matemática da Unesp, Maitê Borges Fiorini dos Anjos, que foi uma das finalistas.

Na universidade desde 2020, a graduanda foi medalhista de bronze na OBMEP 2015, além de receber menção honrosa da OBMEP em 2013 e em 2016, o que a levou a participar do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado), programa que oferece aos estudantes universitários uma bolsa de estudos para realizar projetos de Iniciação Científica durante todos os anos da graduação.

“De agosto/2021 a agosto/2022, desenvolvemos o projeto de pesquisa intitulado ‘Equações Diferenciais Aplicadas’, com o qual Maitê concorreu ao 4⁰ Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Com este projeto, ela estudou a teoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias para aplicar a modelos epidemiológicos expressos como sistemas de equações diferenciais, tais como o modelo SECIAR para o estudo da Covid-19”, explica a Profª Drª Suzete Maria Silva Afonso, orientadora da jovem.

Jornal da Cidade