Ana Primavesi é a homenageada no calendário da SBPC em outubro

Primavesi foi uma das mais importantes pesquisadoras da agroecologia e da agricultura orgânica no Brasil

ana-primavesi

O centenário da professora e agrônoma Ana Maria Primavesi é o destaque deste mês no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC.  A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Primavesi foi uma das mais importantes pesquisadoras da agroecologia e da agricultura orgânica no Brasil. Nascida na Áustria, formou-se na Universidade Agrícola de Viena e, em 1948, migrou para o Brasil, passando a dar aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde contribuiu para a organização do primeiro curso de pós-graduação em agricultura orgânica. Após sua aposentadoria, não parou de pesquisar e ajudou a fundar a Associação da Agricultura Orgânica (AAO). Defendeu a substituição de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a adubação verde e o controle biológico de pragas.

O calendário destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência