Aos poucos, o Museu Nacional se levanta das cinzas

Em episódio extra, o podcast “O Som da Ciência”, da SBPC, traz entrevistas com os paleontólogos Alexander Kellner e Luciana Carvalho sobre a restauração da instituição após o incêndio de 2018

WhatsApp Image 2022-06-23 at 14.27.19Os esforços para recuperar o Museu Nacional (MN) são o tema do episódio extra do podcast “O Som da Ciência” que chegou nesta sexta-feira às plataformas agregadoras. O maior e mais importante museu de história natural da América Latina, sediado no Rio de Janeiro, o MN foi destruído por um incêndio em 2018.

Em entrevista ao Jornal da Ciência, o diretor Alexander Kellner e Luciana Carvalho, coordenadora do Núcleo de Resgate do Acervo, contam sobre os esforços e as dificuldades para devolver o MN para a sociedade brasileira. Empossado em fevereiro de 2018 como diretor, Kellner estava no comando quando a bicentenária construção foi devastada pelo fogo. Desde então, ele tem rodado o mundo atrás de apoio para a reconstrução e doações para um novo acervo.

A reabertura do Museu Nacional está prevista para o primeiro quadrimestre de 2026. Serão quatro exposições principais: História do Paço de São Cristóvão, Diversidade Cultural Brasileira, Universo e Vida e Meio Ambiente.

As entrevistas complementam a reportagem sobre os desafios da paleontologia, assunto de capa da nova edição do Jornal da Ciência Especial, já disponível para download gratuito no site do Jornal da Ciência.

“O Som da Ciência” é um podcast que trata de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e assuntos relacionados.  É produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição e pode ser ouvido nas principais plataformas –  AnchorSpotifyRadio PublicStitcherTuneInAmazon Music e Apple.

Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

Janes Rocha – Jornal da Ciência