A Associação Interciência, organização internacional que reúne entidades de todo o continente Americano, lança nesta quinta-feira, 24 de setembro, uma série de discussões na forma de painéis virtuais sobre o papel da ciência na solução da crise provocada pelo coronavírus na região. Com o tema “A Situação da pandemia da COVID-19 na América”, o primeiro evento será realizado hoje a partir das 17h. A transmissão será feita pelo canal da SBPC, no YouTube.
O debate abordará a desigualdade social e a cultural, assim como a exclusão social associada às precárias condições de saneamento, moradia, renda e acesso a serviços públicos, que exacerbam ainda mais a crise da covid-19 na região.
Com moderação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, o painel terá a participação de especialistas como Jorge Aliaga, da Universidad Nacional de Hurlingham, na Argentina; Roger Carvajal Saravia, do Comitê Científico sobre COVID-19 do Ministério da Saúde da Bolívia; César Victora, da Universidade Federal de Pelotas, no Brasil; Gabriela Delgado, da Universidade Nacional de Colômbia; Jorge Motta, do Instituto Conmemorativo Gorgas de Estudios de la Salud, no Panamá; e José Félix Oletta, da Universidad Central de Venezuela.
A iniciativa tem como objetivo realizar um painel por mês, com a participação de representantes de até seis países em cada, no qual pesquisadores especialistas indicados por associações civis possam compartilhar informações e fazer análise qualificadas da situação da pandemia em seus países, em particular sobre o estado da dispersão do coronavírus bem como das ações governamentais tomadas, ou não, para o enfrentamento da covid-19. Cada panelista fará uma apresentação de cerca de 10 minutos e o painel contará com um moderador, que estimulará as discussões entre os apresentadores e exporá as perguntas coletadas da audiência.
A transmissão do evento é aberta a todos e gratuita.
Sobre a Associação Interciência
A Associação Interciência reúne instituições de diferentes países das Américas para promover o uso cooperativo da ciência, a tecnologia e a inovação para o desenvolvimento regional e nacional. Fundada em 1974 no Recife, Brasil, como uma federação de organizações científicas para o avanço da ciência nas Américas, a Associação INTERCIÊNCIA foi registrada na Venezuela em 1975 com apoio da American Association for the Advancement of Science (AAAS), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Venezuelana para o Avanço da Ciência (AsoVAC), na modalidade de organização civil internacional sem fins lucrativos. Em 2017 foi registrada igualmente no Chile.
O Secretariado Executivo da Associação INTERCIÊNCIA tem sede no Panamá, e funciona em coordenação com o Comitê Executivo. O diretor executivo da Associação é o Dr. Mahabir Gupta, professor-investigador de Farmacognosia na Universidade de Panamá. O escritório do diretor executivo conta com o apoio da Associação Panamenha para o Avanço da Ciência. Os membros atuais da Associação INTERCIÊNCIA são: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Estados Unidos da América, Uruguai e Venezuela.
Associações membro:
Asociación Argentina para el Progreso de la Ciencias (AAPC)
Asociación Boliviana para el Avance de la Ciencia (ABAC)
Association Francophone pour le Savoir (ACFAS), Canadá
Consejo de Sociedades Científicas de Chile
Asociación Colombiana para el Avance de la Ciencia (ACAC)
Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONICIT), Costa Rica
Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT), México
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
American Association for the Advancement of Science (AAAS)
Asociación Panameña para el Avance de la Ciencia (APANAC)
Asociación Venezolana para el Avance de la Ciencia (ASOVAC)
Serviço
Painel: A Situação da pandemia da COVID-19 na América
Data: 24 de setembro 2020, das 17h às19h (horário do Brasil)
Transmissão: https://www.youtube.com/user/canalsbpc
Jornal da Ciência