Desde a sua criação, em 1948, a SBPC tem se dedicado ao desenvolvimento do País. Seus primeiros anos coincidiram com a institucionalização da ciência no Brasil, com a criação, pelo governo federal, de organizações como o CNPq (1951) e a Capes (1951) – organizações aliadas a uma rede de instituições de ensino superior que se estruturava – e o fortalecimento da comunidade científica, que permitiram ao País demonstrar a capacidade de criar e utilizar conhecimento científico e tecnológico.
Durante os anos de governo militar, a SBPC cumpriu um papel fundamental de resistência, manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, e interferências nos sistemas educacional e científico que pudessem ferir a autonomia das universidades.
A SBPC tem participado ativamente de todos os momentos cruciais da ciência brasileira nas últimas décadas, em particular na definição de políticas públicas para a Ciência & Tecnologia, com a inserção de um capítulo na Constituição Brasileira, e a criação de Fundações de Amparo à Pesquisa, em quase todos os estados. Nos últimos anos, a SBPC tem se dedicado intensamente à luta pelo orçamento adequado ao desenvolvimento do setor e pela valorização das atividades científicas no País.
Estas e outras ações são movidas pelo idealismo de cientistas que acreditam na ciência como propulsora do desenvolvimento do Brasil. A SBPC quer você junto nesta luta.
Participe. Associe-se à maior sociedade científica do País e ajude a SBPC a manter sua trajetória em prol do Brasil e dos brasileiros.
Conheça os benefícios como associado da SBPC aqui e associe-se agora mesmo neste link.
Jornal da Ciência