O podcast “O Som da Ciência”, uma produção da equipe de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 71% no número de ouvintes em relação ao ano passado, segundo dados da plataforma Spotify Podcasters.
O levantamento também apontou que houve um aumento de 62% nas reproduções dos episódios e o número de seguidores saltou 91%, no comparativo com os dados de 2022. Ainda segundo o Spotify Podcasters, os episódios do “O Som da Ciência” chegaram a oito países, com o Brasil liderando a audiência (97%).
Campeões de audiência
Até novembro, “O Som da Ciência” teve 19 episódios. O mais ouvido no ano foi o primeiro da sexta temporada, “O futuro do trabalho”, em que o professor e pesquisador Edemilson Paraná, da Faculdade de Ciências Sociais da LUT University da Finlândia e do programa de pós-graduação da Faculdade de Sociologia da Universidade Federal do Ceará, fala sobre os impactos da Inteligência Artificial sobre os empregos.
O episódio mais compartilhado foi o primeiro da quinta temporada, “Memórias da Ciência Brasileira”, em que o historiador Bruno Roma, que integra o Centro de Memória da SBPC, conta sobre o Brasil dos anos 1940 e 1950 e como uma luta que começou por melhores condições de trabalho aos pesquisadores do Instituto Butantã teria consequências até na criação de um sistema nacional de Ciência e Tecnologia.
Divulgação científica
Criado em junho de 2022, “O Som da Ciência” é uma produção da equipe de Comunicação da SBPC, que também assina seu roteiro, design de som e edição. Ele foi idealizado para integrar a estratégia de divulgação científica da SBPC, que conta também com o Jornal da Ciência Online, o boletim diário JC Notícias, o JC Especial (disponível para download gratuito em PDF), o portal Ciência & Mulher e a revista Ciência & Cultura, além dos perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, X e YouTube).
No ano de 2023, “O Som da Ciência” apresentou três temporadas temáticas: a primeira sobre o projeto SBPC Vai à Escola, a segunda em celebração aos 75 anos da entidade e a terceira sobre os avanços em inteligência artificial no Brasil e no mundo. Ao todo, o podcast conta com 45 episódios distribuídos nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, além da transmissão na programação da Rádio Unesp FM.
Para acompanhar seus próximos lançamentos, basta segui-lo na plataforma de sua preferência: Anchor, Spotify, Radio Public, Stitcher, TuneIn, Amazon Music e Apple Podcasts.
Jornal da Ciência