Aziz Ab’Sáber: a plural trajetória dedicada à transformação da ciência nacional

Reportagem da edição especial da Ciência & Cultura discute como pesquisador traçou bases para a consolidação da geografia, criando pesquisas inovadoras sobre a complexidade dos sistemas naturais e sociais

WhatsApp Image 2024-05-09 at 10.34.57

Ao longo de seus 87 anos de vida, Aziz Nacib Ab’Sáber se destacou como uma figura singular e plural, deixando um legado inestimável no campo da ciência e do ativismo ambiental no Brasil. Com sua abordagem multidisciplinar, o geógrafo, ambientalista e humanista traçou novos rumos para a geografia nacional, consolidando bases fundamentais e contribuindo significativamente para a modernização do pensamento científico no país. Isso é o que discute reportagem da edição especial da Ciência & Cultura, que celebra o centenário do geógrafo.

Suas contribuições abrangeram uma ampla gama de áreas, desde a consolidação da geografia até a investigação dos impactos ambientais decorrentes de mudanças climáticas. Ab’Sáber foi um dos primeiros pesquisadores a alertar sobre a importância da sustentabilidade e preservação ambiental, mesmo em uma época em que essas questões não despertavam grande interesse na sociedade brasileira. “O professor Aziz Ab’Sáber deu uma expressiva contribuição para a modernização do pensamento geográfico brasileiro. Ele foi um dos expoentes de sua geração, colaborando para a transformação de uma geografia antes vista como ciência descritiva para uma geografia mais analítica”, destaca Vicente Eudes Lemos Alves, professor do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Além de suas pesquisas científicas, Ab’Sáber também se destacou por seu engajamento social, defendendo a democratização da ciência e o acesso ao conhecimento científico para todos, independentemente de sua condição social. Sua atuação na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi marcada por um forte compromisso com a educação e a promoção do diálogo entre a comunidade científica e a sociedade civil. “O professor Aziz Ab’Sáber foi um ativista em defesa da democratização da ciência e da universidade pública, sobretudo defendia que todos tivessem o acesso ao conhecimento científico independente da camada social que pertencia”, reforça Vicente Alves.

Leia a reportagem completa:

https://revistacienciaecultura.org.br/?p=5909

Ciência & Cultura