Aziz Nacib Ab’Saber é o destaque de julho de 2025 do calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Um dos geógrafos mais importantes do mundo, Aziz Ab’Saber (1924 – 2012) identificou os domínios morfoclimáticos do Brasil, pesquisa com papel fundamental para a compreensão e delimitação do território brasileiro. Presidiu a SBPC entre 1993 e 1995, quando já se notabilizara por envolver-se publicamente em uma diversidade de questões nacionais. Episódios importantes como a situação de Carajás e dos garimpeiros, a proteção florestal de Caucaia do Alto contra a construção de um aeroporto ou o tombamento do Maciço da Juréia e muitos outros já tinham destacado o geógrafo na defesa do interesse público. Em 1983 foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), onde imprimiu uma marca importante na defesa do patrimônio ambiental e paisagístico do estado. Foi um dos criadores, por meio do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) do projeto Floram, reconhecido e premiado internacionalmente no campo ambiental. Ab’Saber foi ainda consultor técnico de diversos governos do Brasil, oportunidades em que o seu conhecimento sobre o país esteve à disposição dos governantes.
Na SBPC, Aziz fez parte da comissão que elaborou as propostas da entidade para a Assembleia Nacional Constituinte, da comissão que criou a emenda popular contra a fabricação e transporte de armas nucleares no Brasil e da Comissão de Meio Ambiente. Atuou contra a privatização pelo governo federal da companhia Vale do Rio do Doce, destacando a tragédia que a venda representava para a sociedade brasileira. Foi também crítico importante da revisão do Código Florestal, posicionamento que colaborou para o seu aprimoramento. Ab’Saber foi ainda o responsável pela criação de 16 postos de leitura comunitária em São Paulo e por coletar mais de oito mil livros para preenchê-los.
Nesta edição, o calendário destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.
“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, ressalta a publicação.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência