Refugiados climáticos. Assim podem ser definidas dezenas de famílias que ficaram desabrigadas após as chuvas de mais de um ano atrás na cidade de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo. A reportagem do Jornal da Ciência foi conferir in loco a situação das famílias, vítimas de um evento incomum na região e no país, talvez no mundo: chuvas torrenciais de mais de 600 mm que caíram em poucas horas. A maioria das pessoas está até hoje em locais provisórios, sem perspectiva de receber uma nova moradia tão cedo.
Situado no bioma Mata Atlântica, o município de São Sebastião é o caso que abre a nova temporada do podcast “O Som da Ciência” que tem como tema o meio ambiente e a emergência climática. Serão sete episódios; o primeiro, que já está nas plataformas, traz um panorama mais geral sobre os reflexos e os riscos para o Brasil e o planeta. Nos demais, a questão climática será focada nos impactos sofridos por cada um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica – vamos voltar a ela – e pampa.
Cada episódio traz entrevistas com pesquisadores e estudiosos do assunto e também o depoimento de pessoas comuns, que vivenciam a crise ambiental em seu dia a dia, que são diretamente afetadas pelos efeitos das mudanças climáticas em suas comunidades, em suas casas, em seu modo de produzir o sustento próprio e de suas famílias.
“O Som da Ciência” é um podcast que trata de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e assuntos relacionados. É produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição. Disponível nas plataformas agregadoras – Anchor, Spotify, Radio Public, Stitcher, TuneIn, Amazon Music e Apple.
Ouça, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.
Janes Rocha – Jornal da Ciência