Calendário da SBPC destaca o centenário da Semana de Arte Moderna

Evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 rompeu academicismo e tradicionalismo na pintura, escultura, música e literatura. Faça o download gratuito do calendário!

fevreiro3O destaque de fevereiro de 2022 no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, é a Semana de Arte Moderna. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

O calendário traz a informação de que o Teatro Municipal de São Paulo sediou, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna. Bastaram três dias para causar espanto público, ao propor ideias e experimentações estéticas inovadoras. O evento rompia com o academicismo e o tradicionalismo na pintura, escultura, música e literatura. Influenciada por movimentos artísticos europeus, valorizou a identidade e a cultura brasileiras e revelou uma vanguarda artística nacional. A manifestação artístico-cultural teve início com a conferência de Graça Aranha, intitulada A emoção estética da Arte Moderna. Participaram da Semana outros nomes importantes da cultura brasileira como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Ronald de Carvalho, Sergio Milliet, Victor Brecheret, Anita Malfatti e Heitor VillaLobos. Na mostra de artes plásticas, cerca de 100 obras foram distribuídas no saguão do teatro. Di Cavalcanti participou com 12 pinturas e produziu o catálogo e o programa do evento.

Nesta edição do calendário, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a SBPC homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência