Calendário de dezembro destaca organizações indígenas

A publicação “Ciência, povos originários e defensores da floresta” está disponível para download gratuito

calendario-dezembro2023Organizações indígenas é o destaque de dezembro de 2023 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

As organizações indígenas, que surgiram a partir da década de 1980, tiveram origem nas mais de 50 assembleias realizadas por povos originários, entre 1974 e 1984, em diferentes estados da federação. A primeira delas, em 1974, foi realizada em Diamantino (MT) e a última em Rio Branco (AC), em 1984. Nelas, os representantes de diferentes povos pautavam temas relacionados à questão indígena: direitos territoriais, saúde, educação, devastação de recursos naturais, projetos de desenvolvimento e agrícolas, autodeterminação e organização indígena, além de questões relacionadas à Funai, que desde sua criação era dirigida por militares que, flagrantemente, não atuavam na defesa dos direitos dos povos originários. Essas assembleias revelam a constante evolução do processo organizativo do movimento indígena, criando “condições de surgimento de uma política indígena, divergente da política indigenista oficial”. Ali também surgiram os interlocutores dos povos indígenas: lideranças que, tendo como instrumento os documentos finais ou declarações formuladas nessas assembleias, passam a dialogar com os representantes da sociedade nacional.

A aliança étnica dos povos indígenas resultou na criação de várias organizações regionais e nacionais, algumas atuantes até hoje na defesa dos direitos dos povos originários:

  • União das Nações Indígenas (UNI) em 1980;
  • Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) em 1987;
  • Conselho Indígena de Roraima (CIR) em 1987;
  • Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) em 1989;
  • União Nacional Indigenista (UNI-TEFÉ) em 1989;
  • Conselho Geral da Tribo Sataré-Mawé (CGTSM) em 1990;
  • Conselho de Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil (CAPOIB) em 1992;
  • Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) em 1995;
  • Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão em 2003 e
  • Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em 2005.

Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a publicação tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.

Entre as personalidades, a obra destaca Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Vanzolini, Bruno Pereira, Dom Phillips e Maxciel Pereira dos Santos, entre outros.

Faça aqui o download do calendário.

Jorna da Ciência