Os indigenistas Bruno Pereira, Dom Phillips e Maxciel Pereira dos Santos são o destaque de março de 2024 do calendário “Ciência, povos originários e defensores da floresta”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2023-2024) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
O servidor da Funai Maxciel Pereira dos Santos foi morto com dois tiros na nuca enquanto dirigia uma moto na cidade de Tabatinga, no Amazonas, em setembro de 2019. O crime, motivado pela atuação de Maxciel em defesa dos territórios indígenas, não foi objeto de investigação adequada, sinalizando a conivência das autoridades federais para com a grave situação de perigo a que estão submetidos defensores ambientais e indigenistas no país.
Nos últimos anos, o Brasil assistiu ao recrudescimento da violência contra ativistas ambientais e sociais. Segundo o relatório “A última linha de defesa”, produzido em 2020 pela ONG Global Witness, o Brasil ocupa a quarta posição mundial no número de pessoas mortas por defenderem seus territórios, o direito à terra, seus meios de subsistência e o meio ambiente. Foram 227 mortes naquele ano, mas o número pode ser ainda muito maior.
Em 5 de junho de 2022, o mundo ficou estarrecido com os assassinatos do indigenista da Funai Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Os dois foram mortos enquanto se deslocavam pelo rio Ituí, na região do Vale do Javari no Amazonas, onde Dom produzia entrevistas para um livro sobre a Amazônia. Bruno era ameaçado há muito tempo por conta de sua atuação em defesa dos interesses indígenas. A atenção internacional dada ao caso contrasta com a alarmante frequência desse tipo de crime e com a inação do Estado para evitá-los
Nesta edição, que cobre o período de janeiro de 2023 a junho de 2024, a publicação tem como objetivo homenagear pessoas, organizações e instituições que lutam em defesa de territórios, da inviolabilidade de suas culturas, dos saberes e pela valorização das populações originárias brasileiras.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência