No auge da pandemia de covid-19, as desigualdades sociais e econômicas foram escancaradas. Os países mais ricos detinham uma quantidade de vacinas acima do necessário para imunizar toda sua população, enquanto muitos dos países mais pobres não conseguiram vacinar ninguém naquele mesmo ano.
“Não podemos reproduzir dentro do Brasil a desigualdade que assistimos no mundo”, comentou o economista Carlos Gadelha, da Fiocruz, que coordenou a implementação da política para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
O CEIS tem, desde sua concepção, o objetivo de mitigar as desigualdades globais e regionais, levando ciência e inovação de ponta para regiões menos desenvolvidas numa perspectiva de soberania nacional em ciência e saúde. Nesse contexto é que foram inauguradas, em Pernambuco, uma unidade da Hemobrás, no município de Goiana, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do CEIS (INCT TEC CIS 4.0), em Recife, e a BahiaFarma, no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.
O CEIS é um dos projetos apontados como contribuição da ciência para compensar a histórica desigualdade social e regional brasileira em reportagem de capa da nova edição do Jornal da Ciência Especial que pode ser baixado em pdf gratuitamente.
Roda de conversa na SBPC Jovem
Gadelha, que é fundador do conceito do CEIS, falará sobre a estratégia para estudantes, professores e demais interessados no próximo dia 14 de julho, às 14 horas, no estande da Fiocruz no espaço SBPC Jovem da 77ª Reunião Anual da SBPC.
A mediação será feita por pesquisadores da Fiocruz e do INCT iCEIS 4.0, o primeiro com o tema no Brasil. Sediado em Pernambuco, este INCT é um ecossistema de inovação em rede dedicado ao desenvolvimento sustentável de pesquisas de base tecnológica.
O principal assunto do encontro será como a CT&I pode abrir o caminho para impulsionar o acesso à saúde no Brasil e as oportunidades para os jovens neste contexto. Após a Roda de Conversa, o público será convidado para participar de um Quiz sobre o CEIS e concorrer a brindes.
A atividade não requer inscrição prévia, basta se dirigir ao estande da Fiocruz no espaço SBPC Jovem dez minutos antes do início da atividade. Participe!
Jornal da Ciência