Nos últimos anos, tornou-se evidente que o mundo precisa de modelos de cooperação científica que sejam abertos, éticos e comprometidos com o interesse público, afirma o diplomata de carreira (licenciado) e professor de Ciência Política na Universidade de Oxford, Felipe Krause.
Em artigo de opinião exclusivo para a nova edição do Jornal da Ciência Especial, Krause analisa a nova geopolítica científica, as pandemias, mudanças climáticas, insegurança alimentar e desinformação.
“Diante desses desafios, países que aliam capacidade técnica a valores democráticos têm um papel estratégico a desempenhar. Eles podem ajudar a reconstruir a confiança na ciência, ampliar o acesso ao conhecimento e articular soluções que dialoguem com as necessidades reais das populações”, escreve Krause.
O artigo completo está na nova edição do Jornal da Ciência Especial, nº 812, disponível na íntegra no site, na aba JC Especial, assim como todas as demais edições desde 2011. Baixe o seu exemplar em pdf gratuitamente, leia e compartilhe.
Jornal da Ciência