Na última semana, um grupo de seis especialistas do País elaborou um documento com diretrizes para o próximo Governo Federal. Intitulado Contribuições para um governo democrático e progressista, o projeto é assinado pelos economistas Bernard Appy, Pérsio Arida, Francisco Gaetani e Marcelo Medeiros, pelo cientista político Sérgio Fausto e pelo advogado Carlos Ari Sundfeld.
Entre as diferentes diretrizes para a retomada do Brasil, o documento ressalta o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como essencial no desenvolvimento do País. “As mudanças tecnológicas são cada vez mais intensas no mundo, sendo fundamental mitigar, ou mesmo superar, o atraso do Brasil. Tecnologia e inovação são fundamentais para aumentar a produtividade”, destaca.
De acordo com o documento é necessário desenvolver a CT&I para além das estruturas dos ministérios, citando o apoio à pesquisa tecnológica e à ciência pura, a retomada de acordos internacionais de cooperação, a mudança nos currículos da educação universitária e pós-universitárias, o incentivo a iniciativas de inovação, como startups, entre outros fatores.
Para os especialistas, o desafio também envolve reverter a atual visão científica do Governo Federal, marcada por contingenciamentos de verbas. “Um governo comprometido com a democracia e o bem-estar da sociedade terá também de reverter retrocessos do governo atual. Eles ocorreram no âmbito do Executivo, como o desmonte dos mecanismos de controle do desmatamento e o corte de verbas para ciência e tecnologia”, alerta.
O documento completo pode ser lido no site da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).
Rafael Revadam – Jornal da Ciência