Professores, pesquisadores e intelectuais se mobilizaram para as próximas eleições com o objetivo de eleger uma bancada da ciência no Congresso Nacional, informa reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura. Todos assinaram um documento assumindo compromisso de defender temas importantes para o setor, como, por exemplo, autonomia das universidades, além de brigar por recursos. A maioria vai tentar o Senado e a Câmara dos Deputados, mas há também candidatos ao governo do Estado e para vice.
Para Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a notícia é muito importante no atual cenário de desvalorização e desfinanciamento do setor, quando, o caminho par ao desenvolvimento deveria ser o contrário. “Estamos ficando para trás porque o governo tem cortado dinheiro em áreas importantes. E a sociedade ainda não entendeu a importância de áreas como ciência, educação, saúde, cultura e meio ambiente para esse caminho”, comenta.
Segundo a reportagem, hoje a bancada da bala conta com 306 parlamentares, bancada ruralista, 280, e a bancada evangélica, 189. São no total, 513 deputados e 81 senadores.
Veja a reportagem na íntegra: Jornal da Cultura/TV Cultura