Cláudio Castro troca o comando da Faperj e contraria comunidade científica

Caroline Alves, que presidia a Faetec, vai assumir instituição em lugar de Jerson Lima

O governador Cláudio Castro exonerou nesta quinta-feira, o presidente da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj), Jerson Lima, que comandava o órgão desde 2019. A escolhida para substituir Jerson é Carolina Alves da Costa, que até então presidia a Faetec. O troca-troca já foi publicado no Diário Oficial do Estado. Reitores e reitoras de universidades federais e estaduais e meios acadêmicos manifestaram descontentamento com a mudança, afirmando que Jerson era o mais qualificado para o cargo. Eles afirmam que Caroline, ao contrário de Jerson, não tem qualificação necessária por não ter doutorado, qualificação exigida para dirigir a entidade.

 ”Apesar de constar em seu currículo cursos de especialização, não possui o grau de doutoramento necessário para ocupar um cargo dessa magnitude e complexidade, como a presidência da FAPERJ”, divulgou, em nota, o Clube de Engenharia.

O Clube de Engenharia se baseou em parecer assinado pelo advogado Victor Travancas, subsecretário da Casa Civil. No parecer, Travancas afirmou que ”o ambiente acadêmico e as demandas específicas dessa área requerem formação avançada e aprofundada, que somente é alcançada por meio do doutorado”.

Caroline passou a ser a favorita para comandar a Faperj depois que Castro desistiu de nomear o ex-deputado Alexandre Valle, também por pressão da comunidade científica. Ex-secretário de Educação de Castro entre junho de 2021 e dezembro de 2020, ele disputou e perdeu a eleição para a prefeitura de Itaguaí pelo PL nas últimas eleições. Agora, Valle vai comandar a Faetec no lugar de Carolina Alves. A nomeação também saiu nesta quinta-feira.
Veja o texto na íntegra: O Globo Online