A Comissão Executiva da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) esteve em Recife na última semana de agosto para a primeira visita preparatória do evento. Esta edição do maior encontro científico da América Latina será realizada de 13 a 19 de julho de 2025 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, conta que a equipe visitou o campus da UFRPE e reuniu-se com representantes e autoridades da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Recife, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Nos encontros, os representantes das instituições se comprometeram a apoiar a realização do encontro.
“A princípio, organizamos essa ida a Recife para conhecermos as instalações do campus da UFRPE, ver a dimensão do local, já que precisamos de grandes espaços para a montagem de tendas como as da ExpoT&C, SBPC Jovem e SBPC Cultural. Também para observar a estrutura dos prédios da universidade, o número de salas disponíveis para os debates, que são distribuídos em conferências, mesas-redondas e painéis. Ficamos muito satisfeitos com as instalações e, por conta da característica do campus – com muitas áreas verdes e prédios bem concentrados -, já estamos planejando uma dinâmica diferente, sempre pensando na segurança e na qualidade de nossos eventos”, disse Linhares Sales.
A diretora da SBPC ressaltou a importância da colaboração com os órgãos municipais e estaduais para a realização da Reunião Anual. “Ficamos muito felizes com essa primeira visita, com a grande receptividade da universidade, além da manifestação de apoio de diversos órgãos ligados à cultura, educação, ciência, tecnologia e inovação. Acredito que essa parceria possa se traduzir num maior alcance do evento entre a comunidade local. Esse envolvimento contribui para a Reunião Anual em todos os aspectos, desde o aporte financeiro, já que sozinha a universidade não tem condições de realizar o evento, além da participação na sugestão de temas a serem discutidos. Em contrapartida, a Reunião Anual pode ser uma importante vitrine para essas instituições mostrarem seus trabalhos a todo o país”, comentou.
Linhares Sales contou que o secretário de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, Alexandre Schneider, se comprometeu a levar os estudantes das escolas públicas estaduais para a 77ª edição da Reunião Anual. “Se isso acontecer, será ótimo. Todas as vezes que isso foi feito, o resultado foi um sucesso, porque amplia o alcance do evento para um público muito caro para nós, os estudantes, além de proporcionar uma grande experiência para esses jovens”, afirmou.
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, também participou da comitiva que visitou Recife e ressaltou a importância do apoio do Estado e do município onde o evento será realizado. “Nossas reuniões foram ótimas, com pessoas jovens, dinâmicas e dispostas a colaborar, como as que tratamos nas Secretarias. Com o encontro com o pessoal da Facepe, pudemos perceber a qualidade do compromisso que a Fundação tem com a comunidade científica do Estado de Pernambuco. A reunião com a Fundação de Cultura nos deixou muito claro o comprometimento forte que a instituição tem com a cidade. Cidade esta que respira cultura própria. Esse apoio será de grande valia. Acredito que essa colaboração se transformará também em participação, divulgação e debates de qualidade”, disse.
Reunião Anual
A SBPC realiza desde 1949, ininterruptamente, suas Reuniões Anuais com o objetivo de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento, além de debater políticas públicas para Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
Composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres, a programação científica das reuniões anuais da SBPC é definida pela Comissão da Programação Científica e conta com a participação de conselheiros, diretores, universidade anfitriã e representantes das diversas áreas do conhecimento. O evento também traz atrações gratuitas para todo o público, como a SBPC Jovem (programação interativa voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (com atividades artísticas regionais).
Vivian Costa – Jornal da Ciência