A comunidade científica do Rio e importantes instituições nacionais de pesquisa protestam contra a troca na presidência da Faperj. O indicado para assumir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio é uma escolha política do PL.
Alexandre Valle é ex-secretário de Educação e foi indicado para assumir o cargo. Ele concorreu nas últimas eleições à Prefeitura de Itaguaí, mas perdeu e ficou em terceiro lugar.
A indicação partiu de Anderson Moraes, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se notabilizou quando era deputado. Eram dele projetos contra a obrigatoriedade da vacina de Covid-19 e a favor da extinção da Uerj. Nenhum dos dois foi para frente.
A iminente saída do atual presidente da Faperj, Jerson Lima, ainda depende da publicação do governador Cláudio Castro (PL) em Diário Oficial.
Recentemente, ao trocar a chefia da Fundação Saúde, Castro se justificou dizendo se tratar de um quadro técnico. Agora, a comunidade científica quer que essa mesma lógica se mantenha na Faperj.
A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência apelam “para que não se faça, da direção da Faperj, um cargo de indicação partidária”.
Veja o texto na íntegra: G1