A comunidade universitária elegeu a iguana como mascote da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mais de 2.600 pessoas, entre servidores e alunos da instituição, participaram da eleição entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro, na qual foram computados 864 votos para a coruja e 1.810 votos para a iguana.
Batizada de Potiguana pelo seu criador, o servidor da UFRN e chargista Ivan Cabral, a mascote terá um papel lúdico e estratégico durante a edição de 2020. “Ela receberá autoridades, participará de cerimônias e eventos, servindo como uma ponte entre nós e os visitantes. A iguana é uma forma de representar a UFRN, onde esse animal está tão presente, e pode servir de herança para a própria instituição”, afirma a coordenadora da comissão eleitoral e membro da comissão organizadora, Emanuela Justino, ao citar que a mascote pode ser utilizada em outras iniciativas da Universidade.
Além de ganhar vida em um grande boneco de pelúcia, a Potiguana também estará presente em materiais de divulgação, nas mídias sociais, entre outros espaços da SBPC 2020, que será marcada por um símbolo da fauna local e da UFRN.
Sobre a SBPC
A 72ª Reunião Anual da SBPC acontecerá na UFRN, em Natal. Com tema Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21, o encontro será um diálogo com as novas gerações, convidadas a pensar no futuro a partir do presente. O maior evento científico da América Latina oferta programação gratuita e aberta ao público, que tem acesso a palestras, conferências, rodas de conversa, minicursos, oficinas, entre outras atividades que abrangem todas as áreas do conhecimento.