Veja aqui a programação completa.
Desta segunda-feira (6) até terça-feira (7), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza a “Virada da Independência” para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. A série de atividades contará com a participação das Sociedades Afiliadas e Secretarias Regionais da entidade e estará disponível no portal da SBPC e no canal da entidade no Youtube.
O evento inicia às 16h30 com a mesa redonda “Bicentenário da independência: crises e recursos de enfrentamento”. A atividade contará com a participação de Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e presidente da SBPC, Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, Sergio Machado Rezende, professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Helena Nader, presidente de honra da SBPC e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Margareth Pretti Dalcolmo, professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Às 18h, a Associação Nacional de História (Anpuh) realiza a mesa redonda “Independência, Independências: o que as Ciências Humanas têm a dizer sobre isso?”. Com mediação de seu presidente Valdei Araujo, a atividade terá a participação de especialistas como Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, Andréa Slemian, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Luiz Carlos Villalta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A discussão será transmitida pelo seu canal oficial no YouTube.
Às 20h30, a SBPC transmitirá depoimentos de representantes das Sociedades Científicas Afiliadas. Em seguida, a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) realizará o painel “Organizações inclusivas para um Estado e uma sociedade Inclusivas”.
O painel “Jovens Cientistas discutem como a Ciência pode contribuir para a Soberania e Independência Nacional” será transmitido às 22h15. A atividade contará com a participação de Maria Goretti (UENF), Patrícia Cardoso Cortelo (UnB) e Roberta Cerasi Urban (UFSCar).
Na terça-feira (7), às 10h, a SBPC realiza o painel “A imprensa deve ser independente do quê, para o Brasil ser soberano e independente?” com a participação dos jornalistas Luís Costa Pinto, Juliana Monteiro, Jamil Chade e Eugênio Bucci.
Às 11h30, a Secretaria da SBPC em Pernambuco transmite o painel “Elas debatem ciência”. Mediado por Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, a atividade terá Ana Maria Colling e Luana Barros como palestrantes.
Às 14h00, a Associação Nacional de História (Anpuh) realiza a Mesa-redonda “Devemos falar em Independência(s)?”, com mediação de Andréa Slemian (UNIFESP, Editora da RBH) e com a participação de João Paulo Pimenta (USP), Álvaro Nascimento (UFRJ) e Edson Kayapó (IFBA).
O evento será encerrado com a mesa redonda “Bicentenário da Independência e além: como fazer o Brasil caber no Estado Brasileiro?”, às 15h30. A atividade contará com a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, Hermes Zanetti, ex-deputado Constituinte, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Maria de Lourdes Mollo, professora titular da Universidade de Brasília (UnB).
As atividades serão exibidas no canal da SBPC no Youtube.
A programação completa estará disponível no site da SBPC www.sbpcnet.org.br e nas redes sociais da entidade.
SBPC