Confira a programação da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”

Nesta segunda-feira, a programação científica começa com um painel sobre a situação da covid-19 no Brasil, às 12h, e uma conferência do médico Dráuzio Varella, às 18h, sobre a pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS

whatsapp-image-2020-06-18-at-12-53-46A programação da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que começa neste domingo, 12 de julho, com uma conferência de Sergio Mascarenhas, um dos protagonistas do desenvolvimento científico no Brasil, conta com cientistas de renome, como o médico Dráuzio Varella, o cientista e professor da USP, Paulo Artaxo, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. De segunda, 13 de julho, a sexta-feira, dia 17, a programação científica da Mini RA terá todos os dias um painel às 12h e uma conferência às 18h. As atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet). A programação pode ser acessada no site do evento, neste link.

A Mini Reunião Anual Virtual é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. Mas, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organiza, entre os dias 12 e 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências, painéis e minicursos digitais.

O evento trará discussões importantes sobre o momento social e político do País, como a pandemia do coronavírus e seus impactos na população e a crítica situação da CT&I no Brasil.

Destaques da programação

Na segunda-feira (13/7), ao meio dia, a bioquímica Selma Bezerra Jeronimo, da UFRN, abre e coordena o primeiro debate, cujo tema é a situação da pandemia de covid-19 no Brasil, tendo como expositores os médicos Paulo Hilário Nascimento Saldiva e Marcelo Amato, da Universidade de São Paulo (USP), a biocientista Daniela Barretto Barbosa Trivella, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o infectologista Estevão Portela Nunes, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Às 18 horas, a pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS será o tema da conferência do médico Dráuzio Varella, apresentada pela presidente de honra Helena B. Nader.

No dia 14, o físico Paulo Artaxo, cientista brasileiro entre os mais citados no mundo, fará uma conferência sobre “As mudanças climáticas e o planeta”.

E na quarta-feira, sempre às 18h, o conferencista será o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, com uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”.

Quinta-feira (16/7), especialistas debatem os problemas com o financiamento da ciência no Brasil hoje, com foco nos cortes orçamentários, o contingenciamento do FNDCT e a luta das representações institucionais da ciência e tecnologia junto ao parlamento. Às 18h, o cientista e deputado português, Alexandre Quintanilha, fala sobre ciência e parlamento.

Na sexta-feira, os panelistas e conferencistas convidados encerram a semana de programação científica debatendo os rumos da pandemia e o Brasil pós-covid-19. O painel das 12h será coordenado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Como participar

O acesso à programação geral é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. As atividades estarão disponíveis no site da SBPC e nas redes sociais (Facebook e Youtube). A programação completa das conferências e painéis que serão realizadas de 13 a 17 de julho está disponível neste link.
As atividades serão transmitidas no canal da SBPC no YouTube (SBPCnet).

As aulas gravadas dos WebMinicursos devem assistidas pelos participantes que se inscreveram no período de 08 a 19 de julho. A última aula será ao vivo e os matriculados devem consultar sua data e horário nas normas. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo. Consulte as normas aqui.

Mais informações no site do evento:

http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/

Jornal da Ciência