Foi divulgada hoje a programação da Reunião Regional da SBPC, que será realizada entre os dias 23 e 28 de outubro de 2017, nos campi da Universidade de Brasília (UnB) em Planaltina, Ceilândia e Brasília. O evento, aberto ao público e gratuito, é integrado à 17ª Semana Universitária da UnB (SemUni), cujo tema é Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência.
O programa, ainda preliminar, inclui temas como a Base Nacional Comum Curricular, ensino médio, história da ciência no ensino básico, educação em matemática, educação e democracia em tempos de crise, feiras de ciências, reforma do ensino médio e o ensino da sociologia, arboviroses e valores humanos como proteção da vida.
Os minicursos, que serão realizados nos dias 26 e 27, e terão carga horária de 4h e cobrirão assuntos de ciência para a educação básica, como DNA, botânica, saúde pública, astronomia, entre outros.
A programação na íntegra pode ser vista aqui.
No sábado, 28 de outubro, o dia será dedicado às crianças e familiares da comunidade, com atividades científicas do caminhão do Museu Itinerante Ponto UFMG, que estará também nos dias 26 e 27/10 no campus.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas via sistema SIEX da UnB, em sistemas.unb.br/siex. O público geral poderá se inscrever no local da realização da atividade, até o dia 27 de outubro, mas estará sujeito a disponibilidade de vagas.
O evento
A SemUni é um evento tradicional da Universidade de Brasília, coordenado pelo Decanato de Extensão (DEX). Realizado anualmente, busca divulgar a produção acadêmica, cultural, tecnológica e artística e promover a integração e a troca de conhecimentos, saberes e tecnologias com a sociedade do Distrito Federal e entorno. Segundo a UnB, o evento reúne mais de 10 mil alunos, professores, servidores e comunidade em geral em palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, seminários e exposições, todos gratuitos e abertos ao público.
Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Durante o evento, o público poderá assistir a conferências e mesas-redondas, além dos minicursos, voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino básico, médio e técnico, além de professores do ensino superior e interessados em geral. As atividades contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.
Jornal da Ciência