Confira as ações da SBPC em julho de 2024

O Jornal da Ciência destaca, mensalmente, as atividades e manifestações da entidade, enfatizando a importância da participação de todos na luta pelo conhecimento e pelo desenvolvimento do País

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme na defesa dos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

JULHO

Durante o mês, a entidade divulgou três editoriais Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 5, foi sobre a 76ª Reunião Anual, realizada em Belém. A segunda, divulgada no dia 19, foi sobre Redes sociais e saúde mental. Já a última, no dia 26, teve como temática a 5ª Conferência, Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI).

Entre os dias 7 e 13 de julho a SBPC realizou, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém, que contou com uma participação recorde de público. Na cerimônia de encerramento, o presidente da entidade Renato Janine Ribeiro disse que  “foi a maior Reunião Anual que a SBPC já realizou”. Os apoiadores e sócios institucionais da SBPC marcaram presença na Reunião Anual.

No dia 19, a entidade divulgou que a Assembleia Geral de Sócios, reunida em 11 de julho, durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, aprovou 18 moções.

Quatro dias depois, no dia 23, a SBPC anunciou que levará ao Congresso Nacional uma exposição sobre o centenário de Cesar Lattes e Johanna Döbereiner.

No dia 24, a entidade divulgou que encaminhou a primeira moção intitulada “Justiça Tributária, para termos Justiça Social”. No dia seguinte, 25, divulgou o encaminhamento de dois documentos: a “Moção de apoio à continuidade do Programa de Capacitação Institucional” e a moção “Por mais recursos de fomento para o CNPq”. No dia 26 de julho, divulgou o envio da moção “Inconstitucionalidade do Marco Temporal”.  Três dias depois, no dia 29, a entidade divulgou o encaminhamento da moção pedindo redução da carga burocrática da ciência no Brasil. No penúltimo dia do mês, a entidade noticiou que havia sido encaminhada a moção por garantia de 10% do PIB para Educação. No dia 31 por fim, a entidade divulgou o envio da moção pelos direitos previdenciários dos pós-graduandos.

Com a aproximação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a entidade divulgou no dia 26 as proposta de pontos da SBPC para a V CNCTI e uma entrevista com a sua vice-presidente Francilene Garcia.

No dia 30, a SBPC marcou presença na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e, além da presença de sua Diretoria, enviou um repórter de seu departamento de Comunicação para cobrir o evento.

Jornal da Ciência