A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulga em seu canal do YouTube o vídeo “SBPC vai à Escola”. A produção apresenta o programa criado nos anos 90 pela Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro e que ganhou o País com a presença de cientistas nas escolas, promovendo a divulgação da ciência e o intercâmbio de conhecimentos entre professores e estudantes.
A iniciativa visa a promoção de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, ainda, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio.
Em 2015, o “SBPC vai à Escola” foi ampliado nacionalmente, com suporte financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de agências financiadoras, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De lá para cá, centenas de escolas participaram do programa, impactando milhares de estudantes e professores. São dezenas de atividades realizadas todos os anos, que levam conhecimento, inclusão, cidadania e fomentam o interesse científico de milhares de brasileiros por todos os cantos do País.
Segundo Cláudia Linhares, secretária-geral da SBPC, o objetivo do vídeo é mostrar ao público em geral, e em particular aos sócios e potenciais financiadores, o que é o programa “SBPC vai à Escola” e a extensão de suas ações e impactos.
“O programa tem excepcional valia para a SBPC. É um canal direto entre pesquisadores e acadêmicos, estudantes e professores da educação básica, provendo um ambiente de aprendizagem mútuo. Tanto aprendem eles, como aprendemos nós. Falamos muito na missão da SBPC de popularizar divulgação da ciência e o programa SBPC vai à Escola é a mão na massa”, conclui.
Confira aqui o vídeo neste link.
Jornal da Ciência