Crise orçamentária ameaça paralisar unidades de pesquisa do MCTI

Já há instituições paralisando atividades e reduzindo equipes; Ministério nega a possibilidade de interrupção dos trabalhos nos centros científicos. "É importante que o parlamento entenda que, se não houver reforço orçamentário discricionário do MCTI, algumas unidades de pesquisa irão parar de funcionar em 2026", alerta Francilene Garcia, presidente da SBPC

As 16 unidades de pesquisa ligadas ao MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação) podem fechar as portas por falta de recursos. Algumas já paralisaram ações, desligaram maquinário básico e serviços, e reduziram equipes.

O alerta foi soado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências). Algumas ações, como o monitoramento de desastres climáticos, correm risco de interrupção, e equipes inteiras estão em aviso prévio, alertaram as entidades.

“Não se vislumbra a paralisação das atividades de qualquer vinculada”, diz o MCTI em nota, afirmando também acompanhar o orçamento diariamente.

Mas as suspensões já estão em curso, segundo apurou a Folha.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.