Crodowaldo Pavan é o destaque de abril do calendário da SBPC

A publicação, com o tema “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, cobre o período de julho de 2024 a dezembro de 2025 e está disponível para download gratuito no site da entidade

calendário 2abril 2025Crodowaldo Pavan é o destaque de abril de 2025 do calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

Considerado um pioneiro da genética no Brasil, Crodowaldo Pavan (1919 – 2009) presidiu a SBPC entre os anos de 1981 e 1986, quando se licenciou no último mandato para assumir a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde permaneceu até 1990.  Enquanto foi presidente da SBPC, também dirigiu o Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp (1981-1984), onde havia participado do primeiro Conselho Superior (1961-1963). Tratava-se da reabertura democrática e período de intensa atividade política das entidades para reverter cortes de investimentos e reorganizar suas atividades. Foi também nesse período que a comunidade científica viu um antigo anseio se realizar: a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia (1985).

Durante a sua gestão, a SBPC passou por uma verdadeira revolução nas suas estratégias de divulgação científica, com a criação de jornal, revistas e programas de rádio e TV. Dessa forma, a entidade atualizava o método e o alcance de seu empenho em demonstrar à sociedade a importância do progresso científico. Foi ainda um dos fundadores da TWAS (Third World Academy of Sciences, 1983) e, durante sua gestão no CNPq, um dos criadores da Estação Ciência (1987), equipamento de difusão científica com importante história no estado de São Paulo. Além disso, colaborou para a criação e coordenou o Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP (1992) e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC, 2001).

Nesta edição, o calendário destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.

“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, ressalta a publicação.

Faça aqui o download do calendário.

Jornal da Ciência