Curitiba é sede do maior evento científico da América Latina

A 75.ª Reunião Anual da SBPC, que tem o Complexo Pequeno Príncipe como um dos apoiadores, está com as inscrições abertas até 28 de julho

De 23 a 29 de julho, Curitiba vai sediar a 75.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, que tem como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. A iniciativa é gratuita e está com as inscrições abertas até o dia 28 de julho.

Com mais de 200 atividades entre debates presenciais e on-line, a Reunião Anual, que tem o Complexo Pequeno Príncipe como um dos apoiadores e proponentes de duas mesas redondas, será realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e espera receber mais de 30 mil participantes. O evento também contará com a presença de Nísia Trindade – Ministra da Saúde, Luciana Santos – Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações e Silvio Almeida – Ministro de Direitos Humanos e da Cidade.

Contribuição para o avanço na ciência

A pesquisa e a ciência fazem parte da missão institucional do Pequeno Príncipe. Isso se reflete nas atividades do Instituto de Pesquisa e suas linhas de pesquisa; do Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital; e dos programas de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado oferecidos pela Faculdades.

Em 2021, o Complexo se tornou sócio institucional da SBPC pela sua atuação com relação direta ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação e este já é o terceiro ano que a instituição participa ativamente da Reunião Anual da SBPC. “Os propósitos e valores institucionais do Pequeno Príncipe e da SBPC estão muito alinhados, e reconhecemos a importante liderança da SBPC para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Por isso, participar deste evento é uma oportunidade de aprender e contribuir com os principais debates científicos que irão impactar não apenas as políticas de saúde, mas também a educação, o meio ambiente, a cultura, a proteção dos povos tradicionais e os direitos humanos”, destaca Guilherme Rosso, gerente de inovação do Pequeno Príncipe.

Mesas-redondas propostas pelo Complexo

AVANÇOS NAS PERSPECTIVAS DE MANEJO DE VIROSES

Data: 24 de julho (segunda-feira)

Horário: das 16h às 18h30

Coordenadora: Elizabeth Soares Fernandes (Complexo Pequeno Príncipe)

Palestrantes: Mauro Martins Teixeira (UFMG), Giselle Fazzioni Passos (UFRJ) e Fernando de Queiroz Cunha (USP)

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA: CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

Data: 28 de julho (sexta-feira)

Horário: das 9h30 às 11h

Conferencista: Marcelo Pilonetto (PUCPR)

Apresentadora: Libera Maria Dalla Costa (Complexo Pequeno Príncipe)

As inscrições para estas e todas as demais atividades da 75ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) podem ser feitas por meio do Link. 

Sobre o Complexo Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Complexo Pequeno Príncipe é integrado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, pela Faculdades Pequeno Príncipe e pelo Hospital Pequeno Príncipe, o maior exclusivamente pediátrico do Brasil. A instituição é filantrópica, sem fins lucrativos e oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 361 leitos, 68 de UTI, e em 2022, ainda com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, realizou cerca de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Jornal do Oeste