Desde sua posse há pouco mais de dois meses, Donald Trump puxou o freio do multilateralismo e da globalização. Está fechando a economia de seu país com uma política tarifária criticada de A a Z no espectro político e, a exemplo do que fez em seu primeiro mandato, retirou o país da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Acordo de Paris.
A nova edição do Jornal da Ciência Especial aborda os impactos da nova (des) ordem mundial causada pelas medidas do presidente Trump, com foco no ataque do novo governo estadunidense à ciência.
Antes de completar os primeiros 100 dias de governo, Trump e seu assessor especial para gestão pública, o bilionário Elon Musk, promoveram cortes drásticos no financiamento de pesquisas sobre mudanças climáticas, desigualdades sociais, gênero, saúde pública e medicina. Além disso, estão censurando artigos científicos e proibindo cientistas de participar de encontros internacionais.
O pano de fundo das medidas de Trump é o negacionismo que marcou sua primeira gestão (2017-2020) e foi escalada na segunda. Do outro lado do mundo, a China com sua startup de Inteligência Artificial DeepSeek, deu sinais de que está pronta para ocupar parte do espaço deixado pelos EUA.
O JC Especial ouviu cientistas, pesquisadores e especialistas sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação, lá e no resto do mundo. Baixe o exemplar em pdf gratuitamente no site e boa leitura
Janes Rocha – Jornal da Ciência