Na próxima segunda-feira, 7 de outubro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará dois importantes debates online por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. As sessões, transmitidas ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube, ocorrerão às 10h e às 14h, e reunirão renomados especialistas para discutir o impacto da desinformação na democracia e o fenômeno da servidão voluntária.
Instituições, organizações e a comunidade acadêmica de todo o Brasil estão convidadas a participar e promover atividades paralelas para ampliar o alcance dessa reflexão essencial.
A data, celebrada em 5 de outubro, marca a promulgação da Constituição de 1988 e serve como um momento de reflexão sobre os desafios democráticos que o país enfrenta, além de relembrar os horrores do autoritarismo.
O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, abrirá o primeiro debate, às 10h, “Democracia, Ciência e Desinformação”, que trará como palestrantes Ana Regina Barros Rêgo Leal (UFPI), Thaiane Moreira de Oliveira (UFF) e Wilson Gomes (UFBA). Eles discutirão como a desinformação afeta a integridade das instituições democráticas e a importância da ciência nesse combate.
No segundo debate, às 14h, “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?”, Christian Dunker (USP) e Michel Gherman (UFRJ) explorarão, sob a ótica da filosofia e da psicanálise, os paradoxos da escolha eleitoral que resulta na perpetuação de opressão e perda de liberdade.
Em 2023, a SBPC liderou a criação desta data no calendário nacional em parceria com cerca de 100 entidades científicas e da sociedade civil. Inspirada no “Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia” da Argentina, a iniciativa visa a sensibilizar a sociedade brasileira, especialmente os jovens, sobre a importância de defender e fortalecer a democracia.
Convite à participação
A SBPC convida instituições, organizações e a comunidade acadêmica de todo o Brasil a se engajarem nas comemorações do Dia de Luta pela Democracia, promovendo, no dia 7 de outubro, atividades que estimulem a reflexão sobre os horrores dos regimes ditatoriais – como repressão, censura, tortura, fome e miséria – e enalteçam os valores fundamentais da democracia, como liberdade, igualdade e participação cidadã.
Uma circular foi enviada às 157 sociedades científicas afiliadas e às 69 universidades federais, além de outras entidades, convidando-as a organizar eventos na mesma data sobre o tema. Tais eventos serão amplamente divulgados nas redes sociais e demais veículos da SBPC.
SERVIÇO
“Dia de Luta pela Democracia Brasileira”
Dia: 07 de outubro
MESA 1: “Democracia, Ciência e Desinformação”
Hora: 10h
Abertura: Renato Janine Ribeiro (presidente da SBPC)
Coordenação: Claudia Linhares Sales (secretária-geral da SBPC)
Palestrantes: Ana Regina Barros Rêgo Leal (Universidade Federal do Piauí), Thaiane Moreira de Oliveira (Universidade Federal Fluminense), e Wilson Gomes (Universidade Federal da Bahia).
Link para a sessão: https://www.youtube.com/watch?v=8-qudXhTUtI
MESA 2: “A servidão voluntária de volta: por que tantos votam naqueles que vão lhes fazer mal?”
Hora: 14h
Coordenação: Renato Janine Ribeiro (presidente da SBPC)
Palestrantes: Christian Dunker (Universidade de São Paulo) e Michel Gherman (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Link para a sessão: https://www.youtube.com/watch?v=jn8rIot9xXo
Transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.
Vivian Costa – Jornal da Ciência