A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE) realiza nesta quinta-feira, 9 de novembro, o pré-lançamento do livro “Memórias da SBPC Regional de Pernambuco”. O evento será às 14h00, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), localizado à AV. Prof. Luís Freire, 1 – Cidade Universitária, CEP: 50740-545 – Recife – PE.
A obra é resultado do esforço conjunto das autoras e autores, Maria do Carmo Figueredo Soares (UFRPE), George Felix Cabral de Souza – UFPE, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão – UFRPE, Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira – UFRPE, Marília Regina Costa Castro Lyra – IFPE, José Antonio Aleixo da Silva – UFRPE, Chiara Natércia França Araújo – UFRPE, Rosilene Dias Montenegro – UFCG e Eric Bem Santos – Doutorando da UFRPE, e das organizadoras da obra, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão. A produção é por conta da Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
No Prefácio, a Diretoria da SBPC exalta os méritos da publicação, desde a importância da retrospectiva histórica para refletir sobre a atuação presente e pensar o futuro, até a diversidade das fontes consultadas e o suporte do Centro de Memória Amelia Hamburger, criado pela SBPC em 2017, como referência para a pesquisa documental da obra. “Sabe-se que a trajetória da SBPC-PE, das universidades e das instituições de apoio à ciência caminha lado a lado com a construção da sociedade”, destacam os diretores da entidade.
Leia o texto do Prefácio na íntegra abaixo:
Essa retrospectiva histórica da secretaria regional de Pernambuco, sob a forma de livro, tem muitos méritos. Primeiro, a análise do passado traz subsídios para refletir sobre a sua atuação no presente eprospectar para o futuro. Comemora os 75 anos da SBPC, mostrando a história de uma das secretarias regionais mais atuantes e mais antigas, como é o caso da SBPC-PE, criada em 1951.
Também é muito salutar a diversidade de fontes consultadas. Além de entrevistas e depoimentos de vários secretários, e de artigos na imprensa local sobre as reuniões da SBPC lá ocorridas, as matérias e os artigos da revista Ciência & Cultura, fundada em 1949, constituíram material de consulta por meio do trabalho desenvolvido pelo nosso Centro de Memória Amelia Hamburger. Ver a utilização dessa fonte dá muita alegria à SBPC, que tanto se esforçou para criar esse setor. As imagens/fotos também refletem o trabalho desenvolvido pela secretaria, nesse caso, mostrando “as faces da ciência”, algumas delas não mais entre nós.
Finalmente, enfatizamos a importância da narração dos eventos dentro de determinados contextos sócio-políticos e educacionais, pois além de vermos questões mais gerais relacionadas ao pós-guerra, à ditadura e à democracia, também se constata a importância de movimentos sociais, como o Congresso de Camponeses. E a evolução das universidades e dos programas de pós-graduação de Pernambuco, além da criação da Fundação de Apoio à Ciência de Pernambuco (FACEPE ). Sabe-se que a trajetória da SBPC-PE, das universidades e das instituições de apoio à ciência caminha lado a lado com a construção da sociedade.
Os depoimentos dos ex-secretários regionais contam detalhes dessa história. As reuniões anuais ocorridas em Pernambuco em 1955, 1974, 1993, 2003, 2013 e a reunião regional em 2010 apontam a importância de Pernambuco na luta pelo desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país. Na primeira reunião anual lá realizada, em 1955, na antiga Universidade do Recife que depois se transformou na Universidade Federal de Pernambuco, houve uma conferência de Anísio Teixeira, que foi presidente da SBPC em duas gestões ( (1955-1957, 1958-1959) e também de Mario Schemberg, grande físico. A reunião anual de 1974, já no período da redemocratização, contou com a ilustre presença de Celso Furtado.
Outra constatação relevante do livro se refere às áreas de conhecimento, instituições e gênero dos secretários regionais. As áreas predominantes são Saúde, Engenharias e Física. A UFPE e a UFRPE predominam enquanto instituições dos secretários regionais, como também o gênero masculino, uma distribuição talvez compreensível em tempos passados, mas que deve mudar no futuro, dada a imperiosa necessidade de ampla diversidade, para promovermos avanços em todas as frentes .
Nos novos tempos de reconstrução que estamos atravessando, e no ano em que a SBPC completa 75 anos, é com imenso prazer que a SBPC vê contada uma parte da sua história, pela iniciativa notável de Rosario Andrade, a quem saudamos e agradecemos.
A Diretoria da SBPC