Diversidade no palco

Grupos artísticos ligados à UFPR emocionam com espetáculo contemporâneo e temas atuais

53067633627_1442ba898e_c

A solenidade de abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada neste domingo (23/7) no Teatro Guaíra, em Curitiba, enfatizou a diversidade humana e cultural brasileira em cinco atos que emocionaram e arrancaram aplausos da plateia.

Foram três grupos artísticos ligados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) que este ano sedia o evento: a Téssera Companhia de Dança, a Companhia de Teatro e a Orquestra Filarmônica apresentaram questões contemporâneas que conectam a arte à ciência.

No primeiro ato, os bailarinos da Téssera apresentaram um fragmento do espetáculo “Ponto Vermelho”. Com direção e coreografia de Rafael Pacheco, a obra coreográfica coloca em cena quatro personagens que representam os cavaleiros do apocalipse, explorando como elemento condutor gestos marcantes atravessados por impulsos que permeiam a temática da coreografia.

No segundo ato, a Companhia de Teatro UFPR, auto definida como “movimento coletivo, ação em bando, multidão”, apresentou imagens e narrativas centradas nas relações entre “corpo, território, recusa e pertencimento”.

Em seguida, a Orquestra Filarmônica da UFPR fez três apresentações distintas, sempre sob a regência do maestro Márcio Steuernagel. A primeira foi “Abertura em Ré Maior”, obra do compositor João de Deus de Castro Lobo (1794-1832). Sacerdote, organista e compositor brasileiro e afrodescendente, Lobo viveu em Vila Rica e Mariana (MG) no início do século XIX e hoje é reconhecido como o principal autor mineiro de música sacra na primeira metade do século XIX.

Na sequência, em conjunto como Grupo de MPB da universidade, a orquestra executou a canção “Boto”, de Tom Jobim e Jararaca, em arranjo de Vicente Ribeiro. Por fim, juntamente com o Coro da UFPR, apresentou “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos”

Assista às apresentações na íntegra no Canal da SBPC no Youtube.

Jornal da Ciência com informações da UFPR