Domingo é dia de Ciência na Quinta da Boa Vista

Domingo é dia de ciência na Quinta da Boa Vista. Num dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, a comunidade acadêmica celebrará os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com atividades gratuitas das 10h às 14h. “É uma oportunidade para aproximar a ciência da população”, destaca a bióloga Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, conselheira da SBPC e pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), uma das 22 entidades organizadoras do evento, entre elas a Adufrj.
“Será um momento para protestar contra o corte de investimentos de pesquisa”, completa o presidente da SBPC, professor Ildeu de Castro Moreira. “Ciência e a educação são importantes para a soberania e a construção de uma nação mais justa. Queremos chamar atenção para isso”, avalia Fernando Pereira Duda, diretor da Adufrj.

O evento lembra outras três datas importantes para os pesquisadores brasileiros: o Dia Nacional da Ciência, Dia Nacional do Pesquisador e os 200 anos do Museu Nacional. O Museu terá entrada gratuita durante todo o dia. Em mais de 30 estandes, o público poderá participar de experimentos científicos (veja  abaixo). O repertório musical ficará por conta de ritmistas da Beija-Flor e rappers da comunidade de Manguinhos.

O presidente da SBPC lembra que também será um momento de manifestação contra os cortes de recursos para a pesquisa. “Vamos repetir com força no dia 8 de julho: Ciência não é gasto, é investimento!”, explica Ildeu.

PROGRAMAÇÃO

Da astrofísica ao DNA, da prevenção da dengue até a melhor forma de lavar as mãos, tem de tudo um pouco na feira de ciências na Quinta. Algumas atrações:

  • Observação do Sol – o público poderá observar o sol por meio de telescópios,
    com auxílio dos mediadores da feira
  • Que micróbio você é? – os participantes descobrirão com que micróbio (ou
    microrganismo) mais se parecem
  • Diabetes e Obesidade – atividades lúdicas como “amarelinha da diabetes” e “monte seu prato” vão mostrar a importância da atividade física
  • Ciência em Jogo: mesas de jogos sobre microbiologia e imunologia criados por alunos do Instituto de Microbiologia
  • Conhecendo os mosquitos transmissores de dengue, zika e chikungunya
  • Rap com ciência: das 10h às 12h, apresentações de rappers compondo
    músicas sobre temas científicos.
  • Apresentação de ritmistas da Beija-Flor: 12h às 14h

Adufrj