Após um breve respiro de esperança, com os votos entusiasmados de que “a ciência voltou”, o Brasil vê seu futuro novamente encoberto por nuvens de incerteza. Rumores de cortes nos recursos destinados à ciência e à educação pública levantam o espectro de um apagão no conhecimento, lançando um alerta em toda a comunidade científica e educacional. Se concretizados, esses cortes não apenas fragilizam o presente, mas comprometem o futuro de um país que precisa, mais do que nunca, de um projeto consistente de progresso baseado no conhecimento.
Deixar ciência e educação à margem, dificultar o acesso ao conhecimento e relegar essas áreas a planos secundários não é apenas negligência de governos. Reitero aqui a famosa frase de Darcy Ribeiro, que dizia que a precariedade da educação no Brasil “não é um problema, é um projeto” – um projeto histórico de nação, enraizado em séculos de exploração e exclusão social. Essa lógica, que perpetua desigualdades e impede o avanço do País, continua a se manifestar nas escolhas políticas que subordinam o futuro coletivo a interesses imediatos e limitados.
A Emenda Constitucional 95 e a ausência de políticas públicas eficazes ao longo dos últimos 10 anos, pelo menos, são reflexos desse modelo excludente. As promessas de que “a ciência voltou” esbarram na realidade de instituições públicas em crise, operando com recursos insuficientes e lutando para manter suas atividades básicas. O corte de energia na UFRJ é apenas um dos muitos exemplos da nossa precariedade, e ilustra como a falta de compromisso com ciência e educação compromete não apenas o presente, mas também as bases para um futuro mais justo e inclusivo para o Brasil.
Há quem defenda que cortes são inevitáveis em nome do “ajuste fiscal”. Mas quais são, então, as prioridades de uma nação que abre mãos de sua ciência e de sua educação? A experiência internacional demonstra que os países mais prósperos investiram na construção de um sistema robusto de conhecimento, que gera inovação, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Ignorar essa lição é condenar o Brasil ao atraso.
Além disso, o impacto das restrições financeiras não se limita às universidades e aos laboratórios. Ele recai, inevitavelmente, sobre os brasileiros mais vulneráveis. Reduzir ou desviar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), dos programas sociais e da educação pública é, na prática, desmantelar as ferramentas que poderiam corrigir séculos de desigualdade estrutural e exclusão social.
Na Editoria Especial do JC Notícias desta sexta-feira, reunimos notícias e análises recentes que evidenciam a gravidade da situação. Os alertas da comunidade científica e educacional mostram que os desafios são reais e exigem respostas imediatas.
A Jornada pela Ciência e Educação, convocada pela SBPC para esta segunda-feira, dia 25 de novembro, é um chamado urgente à ação. Não podemos aceitar que decisões fiscais sejam tomadas às custas do futuro de nossa sociedade. É hora de reafirmar que a ciência e a educação não são um privilégio, mas um direito e uma necessidade para o progresso e a prosperidade do Brasil.
Que essa manifestação em defesa do conhecimento seja mais do que um ato de resistência: que seja o início de uma virada em que a comunidade científica, unida, retome sua força para exigir que o país, finalmente, reconheça o valor do conhecimento como motor de transformação. Se queremos um Brasil justo, próspero e sustentável, o caminho é só um: investir em ciência e educação. A luta é longa, mas desistir nunca será uma opção.
Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Veja as notas do Especial da Semana – Ciência e educação para o desenvolvimento do País
Jornal da Ciência – 13/11/2024 – SBPC e ABC encaminham carta a Lula contra possíveis cortes no FNDCT
Jornal da Ciência, 04/11/2024 – A injustiça social é poderosa, mas não vamos desistir
Jornal da Ciência, 01/11/2024 – Ciência em alerta: ABC e SBPC protestam contra possível corte no FNDCT
Hora do Povo, 31/10/2024 – Corte mira Fundo da Ciência e Tecnologia
Agência Senado, 13/11/2024 – Audiência aponta sustentabilidade do fundo nacional de ciência e tecnologia
Rádio Nacinal, 01/10/2024- Cortes no Orçamento: Saúde, Educação e Cidades são os mais afetados
CNN Brasil, 05/11/2024 – Em meio a discussão sobre cortes, Lula diz ser “proibida a palavra gasto” quando se falar em educação
AdUFRJ, 16/09/2024 – Orçamento de 2025 preocupa cientistas
CNN Brasil, 24/08/2024 – Ensino superior: universidades criticam orçamento previsto para 2025
Correio Braziliense, 29/10/2024 – Capes pede mais R$ 500 mi no orçamento para a ciência brasileira em 2025
JC Notícia – Professores eméritos da UFRJ divulgam carta à comunidade universitária e à sociedade
Blog Sou_Ciência/Folha de S. Paulo, 12/09/2024 – Universidades Federais precisam de orçamento
Agência Pública, 06/08/2024 – Ciência negligenciada: cortes, salários sem reajustes e privatização afetam pesquisa em SP
Agência Senado, 30/10/2024 – País terá déficit de 532 mil profissionais de tecnologia até 2029, apontam especialistas
Monitor Mercantil, 04/11/2024 – É preciso reagir às tentativas de redução nos recursos para a ciência