EDITORIAL: Ciência, movimento e esperança

“Encerramos 2024 com a certeza de que nossos esforços não apenas geraram frutos, mas também semearam esperanças para o futuro”, escreve o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, na última editoria Especial do JC Notícias de 2024

Encerramos o ano de 2024 celebrando uma jornada de impacto, resiliência e inovação, reafirmando o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na luta por um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para o Brasil. Ao longo deste ano, a SBPC atuou intensamente na formulação de políticas públicas, marcando sua presença na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, um evento de magnitude histórica que reuniu milhares de participantes e consolidou recomendações essenciais para o avanço da CT&I no Brasil.

Neste ano, intensificamos nosso compromisso com a divulgação científica e a comunicação direta com a sociedade. Foram 48 edições de nossa Editoria Especial, publicadas semanalmente às sextas-feiras, trazendo reflexões sobre temas relevantes, além das edições bimestrais do Jornal da Ciência Especial, que abordaram questões como fake news, emergências climáticas e o impacto das novas tecnologias. Nosso boletim diário, JC Notícias, continuou a ser uma referência em atualizações sobre as ações da SBPC e discussões de todos os temas que são do interesse de nossa imensa comunidade, enquanto o podcast “O Som da Ciência” ampliou seu alcance com debates profundos e acessíveis.

O impacto da SBPC também se fez sentir nas mobilizações junto ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, com a defesa incansável da democracia e dos direitos humanos. O Dia de Luta pela Democracia Nacional, em outubro, reafirmou a relevância de criarmos uma data oficial para refletir sobre os desafios democráticos e a fragilidade desse regime. A entidade também liderou debates importantes e urgentes sobre as mudanças climáticas e suas consequências, respondendo a tragédias ambientais como as enchentes no Rio Grande no Sul e a seca na Amazônia, reunindo especialistas de todas as áreas do conhecimento para busca de informações e soluções baseadas na ciência para enfrentar esses desafios que não são apenas nossos, mas globais.

O Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, cada vez mais consolidado, simbolizou o compromisso da SBPC em fortalecer a participação das mulheres na ciência e incentivar as cientistas do futuro. Com premiações em fevereiro, que reconheceram três grandes cientistas brasileiras, e, agora, no novo edital, com a seleção das candidatas desde o ensino médio até a graduação – as nossas cientistas do futuro -, esse prêmio lançado em 2019 e realizado anualmente destaca trajetórias inspiradoras e reforça a importância de combater desigualdades de gênero no campo científico.

As homenagens aos centenários de Carolina Bori, Cesar Lattes e Aziz Ab’Saber também reafirmaram a importância de preservar a memória e celebrar as pessoas que moldaram a ciência brasileira.

Em todas essas frentes, a SBPC reafirmou seu papel como uma voz ativa e incansável na construção de uma sociedade que valoriza a ciência, a educação e a inclusão social. Encerramos 2024 com a certeza de que nossos esforços não apenas geraram frutos, mas também semearam esperanças para o futuro. Que 2025 seja um ano guiado pela força da Ciência, pela união em prol do conhecimento e pelo compromisso coletivo com um Brasil mais justo, sustentável, solidário e inovador.

Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC