A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa na próxima semana com uma programação vibrante por todo o Brasil, reafirmando seu compromisso de aproximar a ciência do público. Criada em 2004 por um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a SNCT se consolidou como a maior iniciativa de popularização científica do país, com o objetivo de tornar o conhecimento acessível a todas as camadas da sociedade. Este ano, o tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais” convida a refletir sobre a biodiversidade brasileira e o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável e no combate às tragédias relacionadas às mudanças climáticas.
Diante da importância desse evento, nossa editoria especial será um pouco diferente nesta sexta-feira. No lugar de artigos e textos analíticos sobre um assunto específico, vamos promover algumas das centenas de atividades que estão programadas para ocorrer por todo o país. Esses eventos são uma parte essencial do fazer científico: levar a ciência ao público, às ruas, às escolas, tornando o conhecimento acessível e relevante.
Não pudemos deixar de notar, todavia, o pouco espaço que este evento tem recebido nos grandes veículos de comunicação este ano, especialmente em um momento em que o comunicar ciência é mais essencial do que nunca. Isso levanta uma questão séria: estamos priorizando o que realmente importa?
Os ataques à ciência se mostraram particularmente fortes durante a recente pandemia quando, para espanto geral, até mesmo alguns governos atuaram contra os preceitos científicos voltados à proteção de vidas humanas. Entre esses governos negacionistas estiveram os do Brasil e dos Estados Unidos. E, para surpresa adicional, a França tem agora um ministro da Ciência (e do Ensino Superior, que naquele país está na mesma pasta) que pregou a cloroquina e se opôs à vacinação obrigatória. Estará a alastrar-se pelo mundo o obscurantismo? Mais uma razão para nos mobilizarmos em prol do conhecimento rigoroso e científico.
A divulgação científica é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para promover não só o conhecimento, mas também a democracia. Em um cenário de ataques ao livre pensar, à educação e à ciência, não somente no Brasil, mas por todo o mundo, é imperativo que criemos cada vez mais oportunidades de ampliar o acesso ao saber científico. Este é um compromisso que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem mantido ao longo de seus 76 anos de existência. A SBPC, além de realizar desde 1949, ininterruptamente, sua Reunião Anual – o maior evento científico da América Latina – e reunir milhares de participantes a cada edição, também publica desde seus primeiros meses de fundação a revista Ciência & Cultura e, há quase quatro décadas, este Jornal da Ciência. Essas iniciativas reforçam a importância de tornar o conhecimento científico um bem público, essencial para a participação democrática e a construção de uma sociedade mais justa.
No último sábado, 5 de outubro, comemoramos o Dia de Luta pela Democracia Nacional, e um dos debates que a SBPC promoveu nesta semana, no dia 7, por ocasião desta data, propôs uma reflexão sobre a profunda ligação entre ciência, educação e democracia. O acesso à informação e ao pensamento crítico é o alicerce de uma sociedade livre e autônoma – é dos mais potentes meios para que a população se imunize contra regimes autoritários que se alimentam da ignorância e do medo. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao manter viva por mais de duas décadas a SNCT, promovendo uma semana de atividades em todo o país, reforça essa ligação entre o conhecimento científico e a liberdade democrática, abrindo portas para que o público participe ativamente da construção de um futuro mais consciente.
Por isso, nesta edição, convidamos você a explorar a programação de eventos da SNCT, participar de palestras, oficinas e exposições que acontecerão em todo o Brasil. A ciência não é apenas uma ferramenta de progresso; é um bem comum que precisa ser acessível a todos. Que possamos, juntos, garantir que o conhecimento científico continue encontrando seu público, defendendo a verdade contra o fundamentalismo e promovendo uma sociedade mais democrática, inclusiva e bem-informada.
A ciência não pertence a laboratórios fechados; ela pertence ao povo. Precisamos garantir que ela esteja sempre ao alcance de todos.
Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Veja as notas do Especial da Semana – Semana Nacional de C&T
MCTI – SNCT: 20 anos de história
UFRRJ – O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
MCTI, 28/02/2024 – “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” é o tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia
Unifesp, 10/10/2024 – Unifesp participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Agência Fiocruz – SNCT 2024 na Fiocruz promove atividades em nove estados e no DF
Acorda Cidade, 08/10/2024 – UFRB promove 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Cetens em Feira de Santana
Universidade do Agro – Universidade do Agro participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: riquezas do Cerrado
MCTI – 21ª SNCT: inscrições para o Hackathon são prorrogadas até dia 14 de outubro
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Veja a programação da 21ª SNCT do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Jornal do Comércio, 10/10/2024 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove conhecimento científico em Pernambuco
News Rondonia, 10/10/2024 – Conexão Tech.RO e 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Iniciativas para o Futuro da Tecnologia em Rondônia
Governo do Estado do Paraná, 08/10/2024 – Semana Paraná Faz Ciência começa com anúncio de R$ 30 milhões e nova rede de pesquisa
Inpa, 01/10/2024 – Inpa de portas abertas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Bahia.ba,04/10/2024 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia valoriza biomas e saberes tradicionais
Revista Expressa Extensão, 22/03/2022 – Analisando edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pela óptica da alfabetização científica e da educação CTS