Nesta data a SBPC lembra que há o que comemorar e ainda muito por fazer
A importância fundamental do acesso à Educação de qualidade a todas as pessoas é um consenso inegável, que encontra repercussão nas nações de todo o planeta. Lembramos que a data de hoje faz referência ao encontro de representantes de 180 países, participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. No encontro foi assinado um documento no qual esses países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.
No Brasil, dados da representação local da Unesco revelam que, nas duas últimas décadas, o país apresentou avanços significativos como: acesso ao Ensino Fundamental quase universalizado (94,4% da população de 7a 14 anos nesse nível); proporção de jovens no Ensino Médio e na idade própria mais do que o dobro da existente em 1995; redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos, e maior acesso ao Ensino Superior.
São dados alentadores, sem dúvida, mas ainda estamos longe de garantir o acesso à Educação com qualidade a todas as crianças e jovens do País. A sociedade civil mobiliza-se por meio de organizações educacionais, pedagógicas e acadêmicas. Ao governo, em todas as instâncias, cabe garantir o acesso à Educação pública com qualidade, no entanto, no Brasil isso ainda acontece de maneira desigual, desequilibrada, onde são evidentes as diferenças entre estados e regiões economicamente mais ricas e mais pobres.
Portanto, não podemos esmorecer. A SBPC acredita que a luta pelo acesso à Educação para todos deve ser uma sentinela constante, um desafio para os governos e para a sociedade civil organizada. Também acredita que a ciência e a tecnologia têm muito a oferecer no aperfeiçoamento do ensino, como mostramos na matéria que segue, a respeito de pesquisas realizadas sobre o ensino e aprendizado, apresentadas em encontro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). A C&T é ferramenta primordial para a Educação de qualidade, e na outra ponta, o desenvolvimento científico e tecnológico só acontece como consequência do acesso à Educação com qualidade.
(Jornal da Ciência)