Eleições 2025 na SBPC: Propostas de trabalho das candidaturas

Confira a proposta de Helinando Pequeno de Oliveira, candidato à área B do Conselho

A SBPC dá início nesta segunda-feira, 02 de junho, ao processo de votação das Eleições 2025 para os cargos da Diretoria (biênio 2025-2027), parte do Conselho (quadriênio 2025-2029) e das Secretarias Regionais (biênio 2025-2027). O prazo para votação vai até dia 16 de junho.

Como em eleições anteriores, os candidatos podem enviar um texto resumido com a apresentação de sua proposta de trabalho para o cargo a que está se candidatando. As propostas estão disponíveis aos sócios na página das eleições: https://portal.sbpcnet.org.br/eleicoes-2025/ e publicados no JC Notícias (que todos os sócios ativos recebem).

Os documentos estão sendo divulgados por ordem de recebimento. Os candidatos podem enviar sua proposta para o e-mail comissaoeleitoral2025@sbpcnet.org.br.

Leia a proposta de trabalho de Helinando Pequeno de Oliveira, candidato à área B do Conselho:

Proposta de candidatura para o Conselho da SBPC – Área B
Helinando Pequeno de Oliveira

 

Um pouco sobre mim

Graduado em Engenharia Eletrônica (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Física pela UFPE (2002) e doutorado em Física pela UFPE (2004) e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2012). É professor Titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) desde 2020 e professor da instituição desde 2004, vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (cadeira 19), bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1C), membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (FACEPE) do Estado de Pernambuco (Ciências Exatas e da Terra) e participante da equipe de embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). É membro permanente do programa de pós-graduação em Ciência dos Materiais (UNIVASF) e da Rede RENORBIO (polo UFRPE). Coordenou o programa de pós-graduação em ciência dos materiais nos primeiros anos de implantação (2007-2011) e foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação entre 2012 e 2016 da Univasf. Desenvolve pesquisa com ênfase em propriedades elétricas de polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores, supercapacitores, adsorventes, células combustível biológicas e agentes antibacterianos. Coordena as atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) na UNIVASF.

Proposta

A interiorização recente da Universidade Pública no Brasil representou uma revolução sem precedentes para o povo brasileiro, ao permitir com que os filhos de sertanejas e sertanejos pudessem ter acesso à educação superior em sua região. E além da graduação, vieram a pesquisa, extensão e pós-graduação, ao passo em que urge a necessidade de contextualizar a ciência desenvolvida no interior com a riqueza e o desafio ofertados pela caatinga e pelo semiárido.

Na mesma linha, a aproximação da universidade com a escola pública e a divulgação científica para o grande público são temas urgentes e necessários na luta contra a desinformação. Tendo em vista este conjunto de oportunidades, o olhar do interior do nordeste do Brasil pode trazer importantes contribuições para a SBPC.

Como candidato a conselheiro da SBPC (área B) proponho:

– Buscar a expansão da SBPC pelo interior do nordeste fomentando ações integradas entre universidades novas e universidades consolidadas

– Fortalecer ações da SBPC no interior do país

– Reforçar ações de divulgação científica nos novos campi

– Integrar Universidades e Escolas a partir de atividades conjuntas apoiadas por pós-graduandos

– Induzir projetos de divulgação científica produzido por estudantes de escolas púbicas em redes sociais

– Reforçar o apoio às Olimpíadas Nacionais de Ciências no interior do nordeste

– Apoiar e divulgar a criação de redes de pesquisa com foco no potencial da caatinga

– Reforçar a importância de trabalhos de divulgação sobre mudanças climáticas e desertificação no semiárido.

SBPC