As eleições para a próxima gestão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estão em sua etapa final. Agora, com o prazo de candidaturas encerrado, é o momento dos sócios inativos regularizarem as suas situações e de toda a comunidade integrada à entidade analisar os perfis que desejam liderar a SBPC pelos próximos dois anos.
“A SBPC tem uma abrangência temática e nacional, ou seja, ela cobre todas as áreas do conhecimento em que a Ciência é atuante e tem participação em todo o País. Por conta dessa dimensão, o processo eleitoral busca trazer diversidade à entidade”, explica Glaucius Oliva, presidente da Comissão Eleitoral 2025.
Oliva complementa que essa diversidade precisa aparecer com representações oriundas de todo o Brasil, além de diversidade de gênero, raça, e outros elementos que ajudem numa representatividade plural. “É importante ressaltar que nenhum cargo possui remuneração. Por isso, é importante temos pessoas engajadas pela defesa da Ciência, que assumam esse comprometimento.”
As eleições correspondem aos cargos da Diretoria e Secretarias Regionais para o biênio 2025-2027, além da renovação de parte do Conselho da SBPC para o quadriênio 2025-2029. Especificamente sobre a Diretoria, a eleição se dedica aos cargos de presidente, vice-presidente (2 cadeiras), secretária-geral, secretários (3 cadeiras) e tesoureiros (2 cadeiras).
A Presidência é a instância máxima de representação da SBPC e tem como funções também presidir as reuniões da Diretoria, do Conselho e da Assembleia Geral, além de ser o principal responsável pela execução das resoluções votadas coletivamente.
Já a Vice-presidência são responsáveis por substituir o presidente em seus impedimentos e executar atribuições concedidas pela Diretoria, como a participação em comissões do poder Executivo ou a organização de atividades especiais da SBPC. Cada vice-presidente também é responsável pelo acompanhamento dos setores de Finanças e Comunicação da entidade.
Como o nome sugere, a Secretaria-geral é responsável por administrar a Secretaria da SBPC, ou seja, gerenciar o fluxo organizacional da entidade e conferir as atribuições de cada setor. Cabe também à pessoa responsável administrar os principais eventos promovidos pela SBPC, como as Reuniões Anuais e as Reuniões Regionais.
Por fim, os secretários têm a função de acompanhar a administração da entidade, além da representação em eventos específicos, e à Tesouraria cabe o gerenciamento dos recursos financeiros, com o apoio do corpo técnico-administrativo da entidade. Conheça todos os candidatos de cada vaga neste link.
“As eleições começarão no dia 2 de junho e seguirão até o dia 16, de forma eletrônica e segura. Nós utilizamos um sistema da Universidade de São Paulo (USP), que a própria universidade usa em suas eleições internas, e que ela nos disponibiliza de forma muito generosa para esse processo”, detalha Oliva.
O presidente da Comissão Eleitoral também destaca o prazo de regularização de sócios inativos, que se encerra no dia 29 de maio. Sócios que se encontram nesta situação precisam realizar a atualização cadastral e o pagamento da anuidade, que podem ser feitos pela página de Serviços Online (https://socios.sbpcnet.org.br ). A Secretaria de Sócios também fica à disposição para atendimento no e-mail socios@sbpcnet.org.br ou pelo telefone: (11) 98907 2544.
“Até o dia 29, sócios inativos podem se regularizar e solicitar uma senha de votação. Nessa mesma data também é o prazo final para o recebimento de recursos de candidaturas. A SBPC depende da participação social para ter a força que tem tido por todos esses anos, de representar a comunidade científica. É uma entidade muito presente na política científica brasileira e, por isso, é de extrema importância o engajamento das pessoas”, conclui Oliva.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência