Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), irá discutir como construir uma sociedade sustentável em conferência na Reunião Regional da SBPC no Piauí, na próxima terça-feira (14/03). A atividade será apresentada por Samuel Goldenberg, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e terá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no Youtube.
Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, o evento será realizado nos dias 13 e 14 de março em Teresina, e no dia 15 em Campo Maior.
“Termos hoje uma sociedade sustentável é um dos tópicos mais importantes do ponto de vista econômico, social, ambiental e climático”, diz Artaxo. Segundo ele, o modelo atual de desenvolvimento econômico está bem longe dessa almejada sustentabilidade, mesmo em longo prazo.
“Nós observamos a destruição de ecossistemas no Brasil e no restante do mundo. Observamos que as desigualdades socioeconômicas são fruto do atual modelo de desenvolvimento e que, obviamente, não é viável. Por isso, vamos discutir como é possível construir uma sociedade minimamente sustentável, não só do ponto de vista econômico, ambiental e climático, mas, principalmente, social, durante a Reunião Regional da SBPC no Piauí”, conta o cientista.
Evento
Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, o evento conta com inscrições gratuitas e transmissão online pelo canal oficial da SBPC no Youtube.
Durante a Reunião Regional, o público poderá participar de 14 atividades ao todo. Além da sessão de abertura, o evento contará com três conferências, incluindo a de encerramento, oito mesas-redondas e duas sessões especiais que contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País.
Além da “A construção de uma sociedade sustentável”, a Reunião Regional contará com conferências sobre “Batalha do Jenipapo” e os “Desafios do ensino superior e da pós-graduação”.
Entre as mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Avanço do agronegócio e da mineração e suas consequências no estado do Piauí”, “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí”, “Território ancestral: desafios nacionais da arqueologia e da paleontologia”, “Qual inclusão social queremos? que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQUIA+, entre outros?” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.
Já as sessões especiais discutirão “Violência contra as mulheres: como proteger as Janainas?” e “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos”.
Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.
As atividades da Reunião Regional são gratuitas e abertas ao público em geral, mas quem quiser receber o certificado de participação geral do evento precisa se inscrever no site https://rr.sbpcnet.org.br/piaui/
Veja a programação completa no site do evento.
Vivian Costa – Jornal da Ciência