O aniversário do biólogo e especialista em primatas, José Márcio Ayres, no dia 21 de fevereiro, é o destaque do segundo mês de 2021 no calendário “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2020-2021) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
Ayres nasceu no dia 21 de fevereiro de 1954 e faleceu em março de 2003. Formado em 1976 pela Universidade de São Paulo (USP) em Ciências Biológicas, obteve mestrado em primatologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e doutorado pela Universidade de Cambridge. O cientista trabalhou em instituições importantes como o Museu Goeldi, Inpa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Wildlife Conservation Society.
Ele também ficou conhecido internacionalmente pela criação da primeira reserva de desenvolvimento sustentável na Amazônia nas matas de várzea do rio Mamirauá, no norte do Amazonas. Na reserva de Mamirauá o biólogo encontrou o primata uacari-branco, uma espécie que se acreditava extinta desde o século 19.
O calendário de 18 meses destaca personalidades e instituições históricas, que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. Também apresenta os jovens e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, com muita competência, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência