Tags:

Vale do Paraíba receberá a Reunião Regional da SBPC

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (24/03) no auditório do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec-SJC). A mesa do evento contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, da presidente da SBPC, Helena Nader, e do diretor geral do PqTec-SJC, Horácio Forjaz. Na ocasião, a presidente da SBPC apresentou o cartaz da Reunião Regional, que será realizada dentro do Parque Tecnológico nos dias 5 e 6 de junho.
O tema do evento será “Tecnologias para um Brasil Competitivo”
A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira (24/03) no auditório do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec-SJC). A mesa do evento contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, da presidente da SBPC, Helena Nader, e do diretor geral do PqTec-SJC, Horácio Forjaz.  Na ocasião, a presidente da SBPC apresentou o cartaz da Reunião Regional, que será realizada dentro do Parque Tecnológico nos dias 5 e 6 de junho.
 
O evento contou ainda com a presença de representantes de outros parceiros como Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); campi de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Paulista (Unip), e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec); e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outros.
 
A Reunião Regional que terá como tema central “Tecnologias para um Brasil Competitivo” contará com palestras e conferências sobre o tema voltadas para um público constituído de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários, representantes de órgãos públicos e demais interessados. O programa, ainda em fase de definição, incluirá assuntos como a relação universidade x empresa, biotecnologia para a saúde, novos materiais e manufatura para a saúde e indústria, a consolidação de universidades de classe mundial no País, os sistemas e desafios da industrial espacial, e o impacto do novo caça da Força Aérea Brasileira na indústria aeronáutica.
 
Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, a cidade foi escolhida pela entidade devido ao ambiente acadêmico e empresarial do município e região, voltado para tecnologias de ponta. “Escolhemos São José dos Campos por ela ser um polo tecnológico, além de contar com instituições de alta relevância para o Brasil e o mundo”, disse Helena.
Helena também ressaltou que é a primeira vez que a instituição realiza uma Reunião Regional na cidade. “Demoramos, mas estamos realizando este evento num momento em que a região continua atraindo outras instituições, como é o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que instalou na região o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-Unifesp)”, comentou.
 
São José dos Campos é um modelo de sucesso a ser seguido. Por isso, é uma honra para a SBPC realizar um evento no local tão promissor para o país. “As empresas não compram inovação/tecnologia na prateleira. É preciso ter indivíduos qualificados para se desenvolver inovação”, explica. E completa, “sem ciência, fica difícil do país se desenvolver, por isso, é preciso investir para ser competitivo e seguir os passos dessa região”.
 
O diretor geral do Parque Tecnológico também comemorou a realização do evento na cidade. “A SBPC é uma marca que nos últimos 50 anos tem influenciado e orientado os caminhos da ciência e tecnologia em nosso país. Poder abrigar um evento da entidade aqui é um grande prestígio para a cidade de São José dos Campos, e em particular para o Parque Tecnológico que está se constituindo como uma grande referência da cidade e região para iniciativas voltadas à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo”, disse. E completa, “o nosso intuito é que o Parque possa abrigar não só este, mas outros eventos, inclusive da própria SBPC”.
 
O prefeito da cidade também está feliz com a realização do evento na cidade por acreditar que a reunião irá gerar conhecimento. “A SBPC é uma referência no Brasil para todo o debate no desenvolvimento de ciência, tecnologia e conhecimento. Portanto, para nós que somos um polo tecnológico, esta Reunião trará uma conscientização cada vez maior para a sociedade sobre a importância de investimento em pesquisa e desenvolvimento”, disse.
(Vivian Costa/SBPC)